Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Pet

CFMV abre consulta pública sobre regulamentação do atendimento veterinário domiciliar

Alguns procedimentos continuarão permitidos apenas em estabelecimentos veterinários, como cirurgias

Pessoa com gato no coloPessoa com gato no colo - Sam Lion / Pexels

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) abriu uma consulta pública sobre a regulamentação do atendimento médico-veterinário domiciliar para animais de estimação de pequeno porte. 

Tanto profissionais da área quanto qualquer pessoa interessada no tema podem contribuir com o documento.  

A iniciativa tem como objetivo garantir diretrizes claras e seguras para a prática, assegurando o bem-estar animal e a qualidade dos serviços prestados.

Os interessados em participar devem enviar as contribuições até o dia 7 de maio, por meio do endereço cfmv.gov.br/consultapublicaatendimentodomiciliar.

A proposta de resolução estabelece normas para a realização de atendimentos fora dos estabelecimentos veterinários, permitindo a realização de procedimentos ambulatoriais, como consultas, aplicação de vacinas e medicações, coletas de material biológico e orientações preventivas.

No entanto, procedimentos cirúrgicos, anestesia geral (exceto para eutanásia), transfusão sanguínea e aplicação de quimioterápicos, entre outros, estão vedados no atendimento domiciliar.

Também está previsto que os médicos-veterinários interessados no atendimento remoto realizem um cadastro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de sua jurisdição e sigam normas rigorosas de armazenamento e transporte de medicamentos, descarte de resíduos e boas práticas profissionais.

 

Veja também

Newsletter