CFMV abre consulta pública sobre regulamentação do atendimento veterinário domiciliar
Alguns procedimentos continuarão permitidos apenas em estabelecimentos veterinários, como cirurgias
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) abriu uma consulta pública sobre a regulamentação do atendimento médico-veterinário domiciliar para animais de estimação de pequeno porte.
Tanto profissionais da área quanto qualquer pessoa interessada no tema podem contribuir com o documento.
A iniciativa tem como objetivo garantir diretrizes claras e seguras para a prática, assegurando o bem-estar animal e a qualidade dos serviços prestados.
Leia Também
• Cabo realiza campanha de adoção de pets neste domingo (13), no Shopping Costa Dourada
• Padre da causa animal promove acolhimento e adoção de cães no interior de Pernambuco
Os interessados em participar devem enviar as contribuições até o dia 7 de maio, por meio do endereço cfmv.gov.br/consultapublicaatendimentodomiciliar.
A proposta de resolução estabelece normas para a realização de atendimentos fora dos estabelecimentos veterinários, permitindo a realização de procedimentos ambulatoriais, como consultas, aplicação de vacinas e medicações, coletas de material biológico e orientações preventivas.
No entanto, procedimentos cirúrgicos, anestesia geral (exceto para eutanásia), transfusão sanguínea e aplicação de quimioterápicos, entre outros, estão vedados no atendimento domiciliar.
Também está previsto que os médicos-veterinários interessados no atendimento remoto realizem um cadastro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de sua jurisdição e sigam normas rigorosas de armazenamento e transporte de medicamentos, descarte de resíduos e boas práticas profissionais.



