Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Deputados federais de Pernambuco acharam pouco e ajudaram a aprovar voto secreto na PEC da Blindagem

Após garantir 19 dos 25 votos pela PEC da Impunidade, parlamentares asseguraram 14 ao voto secreto

Câmara dos deputados, votação, congresso, anistia, hugo motta,Câmara dos deputados, votação, congresso, anistia, hugo motta, - Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A bancada pernambucana na Câmara dos Deputados achou pouco ter aprovado, na noite de terça-feira, a PEC da Blindagem - 19 votos a favor, 5 contra e uma ausência - e ontem ajudou a garantir o voto secreto - 14 votos a favor, 9 contra e duas ausências.

APEC da Blindagem, chamada por alguns de PEC da Impunidade, dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares. E, se depender da Câmara, ninguém saberá o voto dos que, em algum momento, autorizarem ou não uma possível investigação contra qualquer parlamentar.

Carlos Veras (PT); Clodoaldo Magalhães (PV); Maria Arraes (Solidariedade); Renildo Calheiros (PCdoB) e Túlio Gadêlha (Rede) votaram contra a PEC. A eles, Eriberto Medeiros, Lucas Ramos e Pedro Campos, os três do PSB, e Mendonça Filho, do União, se juntaram para derrubar o voto secreto.

Com exceção de Iza Arruda (MDB) e Luciano Bivar (União), ausentes, os outros aprovaram a iniciativa, com direito ao anonimato na hora de investigações.

Na análise da terça, chamou a atenção o PSB ser favorável à blindagem. O partido teria feito acordo para garantir votação de projetos do governo e deixar o da anistia de fora. Mas o acordo ruiu.

Quem participou do jantar com o presidente nacional do PSB, João Campos, e com o vice Geraldo Alckmin antes da votação assegura não ter havido nova orientação. O Palácio do Planalto decidiu não interferir, e o PT liberou a bancada.

Até a noite de ontem, o líder do PSB, deputado Pedro Campos, esperava definição do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos) para posicionar-se. Não faltaram críticas. Foi desgaste o dia inteiro.

Nas trilhas de Patriota
Em discurso emocionado, feito em prosa e versos, como bom pajeuzense, o deputado Luciano Duque registrou ontem na Alepe, o primeiro ano de morte do ex-deputado José Patriota. “A integridade dele se confundia com a vida pública que escolheu.” Duque apresentou projeto dando o nome do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira à PE-350, conhecida como Estrada do Brocotó, em Triunfo.

Dando o sangue
A governadora Raquel Lyra reforça hoje a campanha do Hemope “Sangue Novo: proteção além das ruas”, parceria com a Polícia Militar. Será doadora ao lado de policiais recém-incorporados à tropa, os chamados “laranjinhas”. Às 8h30, na sede do Hemope.

Até da China
Único deputado no lançamento do Programa de Saneamento Rural, Claudiano Filho (PP) assegurou à governadora Raquel Lyra apoio para novos empréstimos. “Vá para Brasília, São Paulo, Japão, China e traga investimento. A gente está na Assembleia para aprovar.”

Reconhecimento
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebe hoje, às 16h, na Câmara do Recife, a Medalha de Mérito José Mariano. A honraria, aprovada por unanimidade, reconhece o papel do ministro em favor da cidade. Iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB).

Veja também

Newsletter