Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Entregas e ordens de serviço em Pernambuco: o bom momento para a gestora Raquel Lyra

Nesta quinta, a governadora acompanha, em São Paulo, o leilão de concessão parcial da Compesa

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD)Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) - Foto: Hesíodo Góes/Secom

Em pouco mais de 15 dias, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), acelerou as agendas administrativas, com entregas e anúncios de obras estruturantes. Candidata natural à reeleição, ela só poderá participar de inaugurações até 4 de julho do próximo ano. No começo deste mês entregou, com o presidente Lula (PT), a Barragem de Panelas II, no Agreste

E avançou em obras tão importantes quanto polêmicas, e esperadas há décadas. Autorizou, no dia 12, o início do Arco Metropolitano Sul, entre as cidades do Cabo e de Moreno. Na terça, também ao lado do presidente, assinou acordo de cooperação técnica para recuperar o metrô do Recife e começar o processo de concessão. Todas com recursos federais. Só para o metrô serão R$ 4 bilhões, verba exclusivamente da União.

Hoje o passo é mais largo, porque, embora conte com apoio do governo federal, a iniciativa é estadual. Raquel Lyra está em São Paulo para o leilão de privatização parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Será de R$ 19,1 bilhões o aporte das empresas concessionárias, que por 35 anos vão cuidar do esgoto e da distribuição da água. A Compesa continua responsável pela captação e tratamento da água. 

“Vamos fazer a melhor concessão do Brasil e garantir os investimentos acontecendo aqui em Pernambuco, como há muito não se via. Isso não é fruto do acaso. Precisa ter decisão política de fazer. Precisa ter coragem para investir e lançar projetos. Precisa ter time competente para destravar essas ações, e precisa ter parceria”, disse Raquel Lyra, em evento no Recife esta semana. 


Acordos sem o ministro
Raquel Lyra assinou com o diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, acordo para criar uma via que melhore o trânsito em Toritama, no Agreste. Lembrou o 2º trecho do Arco Sul e a duplicação da BR-232 de São Caetano a Serra. Ainda está pendente o Arco Norte, que ela já cobrou ao ministro dos Transportes, Renan Filho. Mas ele não apareceu no início das obras do Arco, nem no anúncio de verba para o metrô.

Absolvido
“Foram dias duros, marcados por ataques e injustiças. Mas a verdade prevaleceu. A Justiça foi feita.” A declaração é do prefeito de Pesqueira, o cacique Marcos Xukuru ,após o TRE-PE ter julgado improcedentes acusações de abuso de poder político e econômico.

Em campanha
Nas redes sociais, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União) elogiou o anúncio de parceria público-privada para recuperar o metrô do Recife. Pré-candidato, anunciou que no Senado (se eleito) vai fiscalizar obras e prazos “para que a promessa não se arraste”. 

Doutora
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos,  recebe hoje o título de Doutora Honoris Causa pela trajetória política e apoio à ciência. A proposta foi da Escola de Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica.  Às 11h, no auditório G1, da Unicap.

Veja também

Newsletter