Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Jogada de mestra para tentar administrar Fernando de Noronha

Alepe não aprecia projeto e governadora Raquel Lyra nomeia titular como adjunto

Advogado Virgílio Oliveira, nomeado como administrador adjunto de Fernando de NoronhaAdvogado Virgílio Oliveira, nomeado como administrador adjunto de Fernando de Noronha - Foto: Divulgação

Após esperar 47 dias para que a Assembleia Legislativa avaliasse a indicação do advogado Virgílio Oliveira, como administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), adotou uma jogada de mestra, no embate que parece não ter fim.

Publica no Diário Oficial de hoje a nomeação do filho do deputado federal Waldemar Oliveira (Avante), na condição de administrador adjunto. Ele assume de imediato e chega à ilha hoje mesmo para conhecer a realidade dos 3.167 moradores, segundo o censo do IBGE, em 2022.

O projeto do Executivo tramita na Casa desde 28 de março. Para gerir Noronha, é preciso o aval dos deputados. Mas a sabatina não foi sequer agendada.

Depois dessa medida, é provável que os deputados protelem ainda mais, e Virgílio Oliveira fique um bom tempo como adjunto. Apelos não faltaram para que a Alepe acelerasse o processo. Mas a oposição resistiu e a crise se intensificou.

Noronha está sem titular desde o fim de janeiro, quando Thallyta Figueirôa entregou o cargo. Oposicionistas lembram que a governadora suspendeu a nomeação do biólogo Walber Santana na véspera da sabatina.

Passou 83 dias até indicar novo gestor, porque tentava atrair outros partidos para a base. Depois nomeou cerca de 20 pessoas para a ilha e um adjunto. Por isso, ignoraram a matéria.

A governadora parecia não ter alternativa, quando encontrou uma forma de revidar o desprezo pelo tema. Virgílio Oliveira substitui José Aglailson Neto, no cargo desde 8 de abril, e aguarda a sabatina para tornar-se titular. Aglailson Neto terá outra função na ilha. 

Na ponta da língua
Quatro horas de depoimento sobre a fraude ao INSS e o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, não titubeou. Chegou ao Senado com uma pitada de nervosismo e rapidamente estava em casa. Contornou a tensão gerada pelos senadores Sérgio Moro e Eduardo Girão, e anunciou: “Quero virar a página, ressarcir aposentados e pensionistas, para que nenhum seja prejudicado, e buscar os culpados”.

Estilos diferentes
Em campanha pela presidência do MDB, o deputado Jarbas Filho levou o pai e a irmã Andrea para Lagoa Grande, onde almoçaram com líderes políticos. Na cidade sertaneja, o ex-senador  Jarbas Vasconcelos recebeu o título de cidadão. A eleição será dia 24 contra o presidente Raul Henry, muito discreto nas articulações.

Lamento profundo
“Minha alma sangra”. A frase é do ex-deputado Tony Gel ao ver a disputa entre Jarbas Filho e Raul Henry pelo controle do MDB. Filiado de 2013 a 2022, resolveu ficar neutro. “Dos que servem água e cafezinho ao líder maior (Jarbas Vasconcelos), gosto de todos.”

Cidadania
O secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, está vibrando com a 1ª Caravana de Direitos, que acontece até hoje. “É uma oportunidade de aproximar a população das políticas públicas e reforçar que todos têm direito a proteção e dignidade.”

Veja também

Newsletter