Melhorias no Metrô do Recife ainda estão bem longe dos trilhos
Chineses conhecem sistema, mas tempo para mudanças é mais lento que a deterioração da estrutura
Talvez, em 2022, a então candidata ao governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSD) não tivesse a real dimensão do que significaria assumir a recuperação do Metrô do Recife. Mesmo que o governo federal não se unisse ao desafio.
Ela dizia isso nas entrevistas, nos debates. Sabia que os problemas não eram simples e se acumulavam. Não desistiu. Apenas mudou o tom. Hoje ela destaca o estado como parte da solução.
Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2023, colocou o metrô entre os três pontos prioritários, na lista solicitada pelo presidente Lula para agilizar investimentos. Foi mais de cem vezes a Brasília.
Precisa de R$ 4 bilhões para recuperar a estrutura e começar a migrar para uma concessão junto à iniciativa privada. Tenta antecipar R$ 1 bilhão com o governo federal para rearrumar as 36 estações. Mas esse valor ainda não está garantido.
No fim do terceiro ano de gestão, intensificou a busca por alternativas. Foi parar na China. Menos de um mês depois, chineses visitaram o estado e ontem almoçaram com a governadora. Devem voltar em 30 dias para assinar acordo de cooperação. Inicialmente seis novos trens devem ser adquiridos.
Cada trem leva 21 meses para ficar pronto, um tempo mais lento que o do ritmo de degradação do sistema. É desolador ver a falta de perspectivas para breve. Parece um túnel inteiro às escuras. Mas é verdade também que alguém precisava pensar em um plano, mesmo que a longo prazo, e em transporte público funcionando de forma integrada.
Homem da confiança
Sem nada de concreto além de um possível acordo de cooperação daqui a um mês, quem anunciou o resultado do encontro com os chineses foi o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho. Vai deixar o que chamou de “parte boa” para a governadora Raquel Lyra comunicar depois à imprensa.
Noronha Verde
Mesmo sem o presidente Lula, Raquel Lyra lança na noite desta sexta-feira (7), em Fernando de Noronha, o Projeto Noronha Verde. Vai ampliar a energia renovável na ilha. Evento terá a preseça do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira. A governadora chega hoje ao arquipélago e fica até domingo.
Creches no Recife
Enquanto o governo do estado corre para entregar as 250 creches prometidas em campanha, o Recife garante, em 2026, mais 1.800 vagas para crianças de zero a 5 anos. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos, ontem, na abertura de matrícula para novatos.
Amupe e negócios
O próximo Congresso da Amupe será nos dias 27 e 28 de abril de 2026, no Recife Expocenter, Centro da capital. O vice-presidente da Amupe, Pedro Freitas, pretende reforçar o evento como oportunidade de negócios. Também quer a presença de ministros do STF e do TCU. Começa a entregar convites a partir de segunda-feira.



