Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, CPI abre espaço para a pauta das creches

Oposição reforça críticas ao governo. Raquel Lyra hoje visita obras em Caruaru e amanhã, em Timbaúba

Divulgação/Alepe

Temporariamente sem sinais vitais, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Publicidade - que investigaria supostas irregularidades em contratos do governo do estado - abriu espaço para a cobrança das vagas de creche.

Durante três dias seguidos, a oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sustentou ataques à governadora Raquel Lyra (PSD) que, em junho de 2023,  anunciou 60 mil vagas em 250 novas unidades, mas ainda não entregou nenhuma.

Como a gestora reagiu, enfatizando o compromisso, os oponentes entenderam que a pauta tinha incomodado e reforçaram as investidas.

O deputado Júnior Matuto (PRD) ocupou a tribuna e apresentou os municípios contemplados no primeiro lote: 45 comandados por prefeitos aliados e seis, por adversários. A estratégia era derrubar a defesa do governo que no dia anterior disse que gestores estariam dificultando as ações.

Hoje em Caruaru, no Agreste, e amanhã em Timbaúba, na Mata Norte, a gestora vistoria obras que vão garantir a estrutura para abrigar crianças de zero a 5 anos.

A oposição sugere que, além do bairro de Xique-Xique, na Capital do Forró, Raquel Lyra visite os bairros de Rendeiras, Salgado e Sítio Cipó, onde há apenas os terrenos.

A agenda pareceu resultado da pressão dos deputados, mas estava programada desde a semana passada.

“A gente vai construir as 250 creches e garantir às mulheres o direito de ter suas crianças na escola, ter cinco refeições por dia, aprender a ler na idade certa. Sem esse equipamento, a gente não consegue evoluir de maneira sustentável. A gente vai cuidar da criança na base”, assegurou Raquel Lyra.

Passado e presente
Ao abordar o impacto da crise climática, em evento na terça à noite, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que não adianta só a capital investir em ações se a Região Metropolitana não abraçar a pauta. “A agenda da mudança climática não vai acontecer um dia. Ela já é uma agenda mista do passado e do presente”, cravou.

Sem curral
De família tradicional em Caruaru, a governadora Raquel Lyra contou ontem, em discurso na Secretaria de Saúde, um pouco de sua história política. “Minha família faz política há muito tempo, mas a gente nunca teve um curral pra chamar de nosso. A gente nunca teve um voto empurrado no chicote”, relatou.

Concursados
ODiário Oficial do Estado traz na edição de hoje a convocação de 2.300 técnicos de enfermagem para reforçar a saúde em Pernambuco. A governadora Raquel Lyra fez o anúncio ontem em visita às ações da Carreta da Mulher, no Bongi, Zona Oeste do Recife.

Reclamação
O deputado Waldemar Oliveira (Avante) nega sair da base do governo Raquel Lyra (PSD) agora. Mas admite ter ficado chateado com a Casa Civil pelo aval à ida de prefeitos para outras candidaturas à Câmara. “Não dá. Ou sou aliado ou sou adversário”, queixou-se.

Veja também

Newsletter