Na pauta de João Campos, eleições 2026, soberania e liderança nacional
Prefeito do Recife assegura alinhamento com presidente Lula e estimula partidos a se fortalecerem
Aos 31 anos de idade, na sua segunda gestão à frente da Prefeitura do Recife, João Campos (PSB) vem desenhando com cores fortes seu território, em meio a líderes políticos do país. A presidência nacional do PSB, desde 1º de junho, tem ajudado a definir melhor os traços.
Candidato em potencial ao governo de Pernambuco, João Campos almoçou ontem com o presidente Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Márcio França (PSB) que pretende disputar o governo de São Paulo.
Em seguida, anunciou nas redes sociais continuar alinhado com Lula, reforçando a preferência do presidente. A reunião ocorreu depois de rumores de que o petista teria, em 2026, dois palanques em Pernambuco.
O outro seria o da governadora Raquel Lyra, candidata natural à reeleição. No Instagram, João Campos disse ainda terem discutido o atual momento do país, a defesa da soberania e um conjunto de pautas importantes para o Brasil.
Um dia antes, em Vitória de Santo Antão, durante encontro da Fundação Ulysses Guimarães, que tem raízes no MDB, também colocou em ação sua liderança. Defendeu uma construção partidária coletiva.
Reconhece a descrença na política e enfatizou a necessidade de as siglas partidárias serem capazes de apontar caminhos. “As fundações partidárias precisam se apropriar dos problemas do Brasil e apresentar soluções ou ajudar a construir essas soluções.”
E se dispôs a ser corresponsável na formação de legendas robustas. “Não adianta só o meu partido ser forte ou trabalhar para ser forte. A gente precisa ter uma construção coletiva partidária.”
Sudene e UFPE
Em outras épocas, a Sudene não precisaria de parcerias para elaborar projetos. Havia uma equipe só para isso. Mas não deixa de ser positivo o trabalho com a UFPE. As instituições vão fazer estudos para tentar implantar a ferrovia entre Petrolina e Salgueiro e reativar transporte de passageiros por trem, ligando Recife a Caruaru.
De improviso
O presidente do MDB Raul Henry declarou que João Campos tem mais virtudes que os seis governadores de Pernambuco com os quais conviveu. Depois corrigiu. “Eu quis dizer que ele é a síntese do que cada um dos seis tem de melhor. É o risco do improviso.”
Mestre Dominguinhos
Medida cautelar do conselheiro do TCE Ranilson Ramos suspendeu licitação para construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns. Auditores apontaram possível sobrepreço de R$ 3 milhões e outras irregularidades. A Companhia Estadual de Habitação está ajustando a documentação e garante lisura no processo. .
Plataforma
As prefeituras não precisam do aval do TCE para usar qualquer ferramenta. Na terça, Jaboatão apresentou ao tribunal a plataforma que visa facilitar compra de remédios e material hospitalar, e que será lançada amanhã. Se houver problema, o TCE entra em ação.



