Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Pesquisa Folha/IPESPE 2024: Petrolina pode nem ter segundo turno

Candidato à reeleição, o prefeito Simão Durando cresce 2% e lidera na pesquisa de intenção de voto

Prefeito de Petrolina desde abril de 2022, Simão Durando (União Brasil) lidera as pesquisas de intenção de votoPrefeito de Petrolina desde abril de 2022, Simão Durando (União Brasil) lidera as pesquisas de intenção de voto - Foto: Divulgação

Se a eleição em Petrolina fosse hoje, o prefeito Simão Durando (União Brasil) seria eleito no primeiro turno. A previsão é da segunda pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.

Um mês após o primeiro levantamento, o candidato cresceu dois pontos percentuais, saindo de 53% para 55% da intenção de voto. Para não haver segundo turno, é preciso conquistar 50% mais um dos votos válidos.

Nos dados colhidos de 28 a 30 de setembro, o postulante Júlio Lóssio (PSDB) saiu de 22% para 23%, permanecendo no 2º lugar. O petista Odacy Amorim caiu de 8% para 6%, enquanto Lara Cavalcanti (PL) cresceu de 5% para 6%. Maria Clara Rocha (UP) teve 1% e Marcos Bezerra (Agir) não pontuou.

Também houve queda entre quem não escolheria ninguém ou votaria branco ou nulo (7% para 5%). 4% dos 500 entrevistados  não sabem ou não responderam. A margem de erro é de 4,5 pontos para mais ou para menos.

Ex-vice prefeito de Miguel Coelho (UBl), Simão Durando assumiu a prefeitura em abril de 2022, quando o gestor deixou o cargo para disputar o Governo de Pernambuco. Dois anos e seis meses depois, a administração é aprovada por 73%; 20% desaprovam e 7% não sabem ou não responderam.

O prefeito continuou afinado com o grupo Coelho, ao lado do próprio Miguel, do líder Fernando Bezerra Coelho e dos deputados Fernando Filho e Antônio Coelho.

Entre os entrevistados, 43% desejam que a forma de gerir a cidade seja mantida e 21% querem mudança. Além disso, Simão Durando tem a menor rejeição: 22%. Os concorrentes apresentam índice bem acima: Júlio Lóssio, 41% e Lara Cavalcanti 42%.. Odacy Amorim enfrenta a maior recusa: 58%.

Cadeira vazia
O prefeito e candidato à reeleição em Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), faltou ao debate promovido ontem pelo Sistema Jornal do Commercio e virou alvo dos adversários. O candidato Fernando Rodolfo (PL) foi o primeiro a provocar: “Ele deve estar fazendo campanha na barra da saia da governadora”. Armandinho (Solidariedade) e Zé Queiroz (PDT) também alfinetaram. Única mulher na disputa, Michele Santos (PSOL) também foi a única a não se manifestar sobre a ausência.

Três debates
A TV Globo realiza debates, a partir das 22h de hoje, em Caruaru, Petrolina e no Recife. Na capital, foram convidados Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL) e João Campos (PSB). Para todos eles, o encontro é a única agenda do dia.

Campanha
Hoje é o último dia para os candidatos tentarem convencer o eleitor usando o guia eleitoral, que começou em 30 de agosto, ou impulsionarem material de divulgação nas redes sociais. Mas poderão fazer caminhadas, carreatas e porta a porta até as 22h de sábado.

Veja também

Newsletter