Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Poder público se mobiliza contra bebidas falsificadas

Deputados propõem leis mais rígidas para prevenir e combater o uso de metanol nas bebidas

Grande SP tem terceira morte suspeita por intoxicação com metanolGrande SP tem terceira morte suspeita por intoxicação com metanol - Pexels

Os casos de intoxicação por metanol - 59 notificados até a noite de ontem, segundo o Ministério da Saúde - mobilizam o Poder Público. Deputados federais aprovaram urgência na análise de projeto que torna crime hediondo a falsificação de bebidas.

Sem possibilidade de fiança, indulto ou anistia. A pena aumenta de oito para 12 anos de prisão. Em Pernambuco, onde cinco casos foram registrados, com três mortes sob investigação, parlamentares apresentaram projetos para prevenir e combater o uso de metanol em bebidas alcoólicas. 

O deputado Antonio Coelho propõe, entre outras coisas, proibir a utilização e a venda fracionada e direta de metanol ao consumidor. A comercialização fica restrita a indústrias, laboratórios e universidades, sob controle da Vigilância Sanitária.

Já o deputado Romero Albuquerque torna obrigatória a inclusão de QR Code por lote nas embalagens de bebidas alcoólicas comercializadas no estado. São projetos que não podem esperar.

Ontem, a médica e deputada Socorro Pimentel alertou para os riscos que o metanol pode provocar e cravou que Legislativo e Executivo precisam estar juntos na fiscalização e no controle.

O deputado Jarbas Filho usou as redes sociais para destacar a necessidade de a Assembleia Legislativa juntar-se a autoridades de segurança e de saúde.

A Prefeitura do Recife lançou um canal no aplicativo Conecta Recife para receber denúncias sobre a venda de bebidas alcoólicas adulteradas. A Secretaria de Saúde do estado e a Polícia Militar estão monitorando e investigando os casos.

Contradição na Fazenda
OMinistério da Fazenda disse, por e-mail, que a saída do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, ocorrerá nos próximos dias e teria sido decisão pessoal. No dia anterior, o secretário-executivo alegou a lei das estatais que determina afastamento de dirigente partidário da sigla por, pelo menos, 36 meses antes de comandar uma estatal. Câmara está há 32 meses mostrando resultados positivos.

Desempenho
O presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), disse não temer que a governadora Raquel Lyra acelere as entregas e melhore a posição nas pesquisas. ÀRádio Folha, registrou que na disputa o prefeito  João Campos  terá muito o que mostrar.

Queda de braço
O vereador Gilson Machado Filho pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro. O anúncio chega após o presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, anunciar o deputado Coronel Meira como presidente da sigla no Recife.

Briga sem fim
Nova briga judicial no MDB. Ontem ação movida pelo partido em Gravatá derrubou na Justiça a filiação de Waldemar Borges. A mudança de legenda, alegou, deveria ter sido feita no município, domicílio eleitoral do deputado. A executiva estadual vai recorrer.

Veja também

Newsletter