Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Prefeitos do Recife e de Maceió afinam articulações políticas e se destacam nacionalmente

João Campos e João Henrique Caldas, o JHC, participam da posse de novos ministros do STJ

Prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do PLPrefeito do Recife, João Campos (PSB), e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do PL - Foto: Reprodução da internet

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, está em Brasília. Hoje, às 18h, participa da posse de dois ministros nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), depois de aprovados em sabatina no Senado Federal, para integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

São eles o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o piauiense Carlos Augusto Pires Brandão, e a procuradora de Alagoas, Maria Marluce Caldas Bezerra, indicação que João Campos ajudou a construir. Não à toa.

Marluce é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), que atualmente está no PL, mas tem sinalizado a disposição de voltar ao PSB, partido ao qual se filiou em 2016, pelo qual conquistou seu primeiro mandato de prefeito, em 2020.

A legenda hoje é base do governo Lula, ocupando a vice-presidência da República com Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria, Comércio e Serviços.

A chegada da procuradora ao STJ aponta ainda o fortalecimento de João Campos, 31 anos, e JHC, 38 anos, nas articulações políticas nacionais. Os dois jovens líderes políticos e nordestinos foram reeleitos no primeiro turno, em 2024, e obtiveram percentual histórico de votos.

 João Campos quebrou o recorde no Recife, com 78,11% (725.721 votos), enquanto JHC conseguiu 83,25% (379.544 votos) em Maceió, capital alagoana. Os dois foram superados apenas pelos prefeitos reeleitos em Macapá

Durante o dia, em Brasília, o prefeito João Campos tem agenda com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos). Assinam acordo de cooperação técnica para repasse de tecnologia e ações de inovação entre a prefeitura e a Câmara. A ideia é aproximar o parlamento nacional da população.


Fôlego renovado
A vereadora de Olinda Eugênia Lima (PT) rompeu com o Coletivo PTMilitante, grupo da senadora Teresa Leitão. Mas continua no partido. Vai ficar mais próxima ao senador Humberto Costa, reforçar o mandato na Marim dos Caetés e pavimentar uma possível candidatura à Assembleia Legislativa no próximo ano.

Resistência
Em um discurso forte e emocionado na tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada Dani Portela (Psol) comemorou a decisão do Ministério Público de Contas. OMPC encerrou a denúncia contra a parlamentar feita pelo jornalista Manoel Medeiros. Não havia provas.

Fala, gestor
Mais perto dos problemas municipais. Esta é a ideia do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) ao iniciar hoje o programa “Fala, gestor”. Conselheiros e auditores vão percorrer cidades, escolhidas por sorteio, e ouvir demandas. Começam por Bezerros, no Agreste.

Reúso da água
O deputado Pedro Campos comemorou a aprovação do projeto que altera o Código Tributário Nacional e prevê redução na alíquota do IPTU para imóveis com reúso da água. A matéria, de autoria do parlamentar, foi aprovada  na Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

Veja também

Newsletter