Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Presidente do TJPE investe em ações para construir uma Justiça mais célere e acessível

Desembargador Ricardo Paes Barreto aposta em algumas mudanças para agilizar processos

Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes BarretoPresidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Desde que assumiu a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em fevereiro deste ano, o desembargador Ricardo Paes Barreto estabeleceu entre as metas chegar mais perto da população, tornando os serviços mais acessíveis e céleres. Ontem fez um balanço das ações.

Começou a adotar estratégias simples, como unificar horários de atendimento nas unidades, ou mais complexas, como recorrer ao uso da inteligência artificial para reduzir o número de processos e agilizar as respostas.

Uma operação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai garantir investimento de R$ 200 milhões na transformação digital, que deve ser intensificada a partir do próximo ano.

Antes disso, o TJPE amplia o atendimento itinerante. Aos Juizados do Folião, do Torcedor, do Forró e do Frio, junta-se, a partir do dia 28, o Juizado do Verão.

Quer garantir segurança e tranquilidade a moradores e frequentadores das praias de Itamaracá, no Litoral Norte, e Porto de Galinhas (Ipojuca), Tamandaré e São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, especialmente nos fins de semana, quando se registra maior quantidade de pessoas e de queixas.

A iniciativa terá apoio da Secretaria de Defesa Social, da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Marinha do Brasil.

“Não queremos atrapalhar o veraneio de ninguém, queremos respeito e responsabilidade. Na pior das hipóteses, a gente minimiza muito os efeitos desses abusos que são cometidos”, argumenta o desembargador, que este ano também assumiu o desafio de ser  prefeito do Recife por cinco dias.

 

Reflexão partidária
O deputado João Paulo Lima usou a tribuna da Alepe para repercutir texto de ontem sobre o espaço do PT na gestão João Campos e Victor Marques. Disse que o partido erra ao travar disputa interna no Governo e que cabe a quem manda resolver a situação. Destacou ser importante discutir o nível de participação na próxima administração, e se ela estará vinculada às eleições de 2026 e de 2028.

Responsabilidade
Prefeito eleito de Surubim, o deputado Cléber Chaparral (UB) se despediu da Alepe. Será diplomado hoje pela quinta vez (já foi vereador, prefeito de Orobó duas vezes e deputado). Sabe do desafio; "Os problemas do mundo todinho estão no município", registrou.

Prioridade
O secretário de Turismo do Recife, o deputado licenciado Antônio Coelho, não participou ontem do anúncio de algumas das atrações do Carnaval 2025. Estava em Petrolina para a diplomação do prefeito reeleito, Simão Durando (UB), que ocorreu na terça-feira.

Expansão
O deputado Luciano Duque encerra o segundo ano de mandato com duas leis promulgadas. Uma garante a distribuição gratuita de remédios à base de canabidiol na rede estadual de saúde. A outra endurece as penalidades para o comércio ilegal de fios e cabos roubados. Com isso, amplia sua visibilidade para além do Sertão.

Veja também

Newsletter