Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Rota de audiências para unir Pernambuco em torno da Transnordestina

Superintendente da Sudene alerta que encontros não vão discutir politica partidária

Superintendente da Sudene, Danilo CabralSuperintendente da Sudene, Danilo Cabral - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) mostra que está mais viva que nunca. Inicia amanhã, com o portal Movimento Econômico, parceiro da Folha de Pernambuco, uma rota de audiências públicas por todo o estado, para escutar, discutir e atualizar projetos da Transnordestina, parados desde 2014.

Começa por Salgueiro, Sertão Central, ponto de partida da ferrovia, ouvindo líderes políticos, setor produtivo, movimentos sociais. “Queremos compartilhar essas informações com a população pernambucana”, anuncia o superintendente da autarquia, Danilo Cabral.

No próximo mês, a jornada ocorre em Petrolina, com a fruticultura do Sertão do São Francisco. O polo gesseiro é a parada seguinte, em Araripina, Sertão do Araripe. De lá, a comitiva chega a Belo Jardim, no Agreste, onde funciona a Baterias Moura que alimenta 60% dos veículos no Brasil.

Antes de parar na Capital do Forró, onde o polo de confecção se reúne, será a vez de São Bento do Una, com a avicultura e os produtores de leite. As escutas terminam em novembro, no Recife, juntando a economia da Região Metropolitana.

À Rádio Folha, o superintendente reforçou que os encontros serão técnicos. “Não vamos tratar de política eleitoral. Nosso debate será para escutar, incorporar contribuições. E, sobretudo, para unir Pernambuco em torno dessa pauta, juntando todas as forças políticas, econômicas e sociais”, reforçou.

Desde que Danilo Cabral está à frente da Sudene, em julho de 2023, o governo federal investiu R$ 2,8 bilhões no trecho da ferrovia no Ceará. Em Pernambuco, os projetos devem ficar prontos ainda este ano.

Encontro de presidentes
O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, reúne-se hoje, em Brasília, com o presidente Lula (PT). Na pauta, alianças para 2026 e ações para a capital pernambucana. João Campos também deve levar as reivindicações das famílias que vivem nas agrovilas do Sertão de Itaparica. Cobram luz e água.

Pensando o Brasil
A Fundação Ulysses Guimarães reuniu, em Vitória de Santo Antão, líderes do MDB no Estado: o prefeito Paulo Roberto, a deputada Iza Arruda, o presidente estadual, Raul Henry. O senador Fernando Dueire e o deputado Jarbas Filho não apareceram. Mas o  prefeito do Recife, João Campos (PSB), marcou presença.

Saúde mais ágil
Um sistema vai facilitar a compra de remédios e material hospitalar para as Unidades Básicas de Saúde de Jaboatão. Na próxima sexta-feira, a prefeitura lança, às 9h, o primeiro edital para implantar a Plataforma de Marketplace. A iniciativa já tem o aval do TCE-PE.

Mariflix
Fatos políticos e históricos do Brasil estarão disponíveis às terças e quintas-feiras no Instagram da vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes. Serão três temporadas de sete episódios cada, com linguagem descomplicada. Vale acompanhar.

Veja também

Newsletter