Times postos para uma disputa que promete ser histórica no MDB de Pernambuco
Deputado Jarbas Filho oficializa chapa e vai enfrentar o atual presidente do partido, Raul Henry
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) elegeu 12 prefeitos em Pernambuco em 2024. Perdeu dois para o PSD este ano. Outros dois estão com o presidente estadual do partido e candidato à reeleição, Raul Henry. Oito, com o deputado Jarbas Filho, que ontem, no último dia, inscreveu sua chapa e entrou oficialmente na disputa pelo comando da legenda no estado.
Para além das contas envolvendo gestores, Jarbas Filho tem ao seu favor a presença do pai, o ex-senador Jarbas Vasconcelos, que renunciou ao mandato, em 2023, para cuidar da saúde e abriu espaço para o suplente Fernando Dueire. O senador, que chegou a ser pré-candidato, defendeu o nome de Jarbas Filho, deixando para ele ônus e bônus do pleito, e garantindo frutos de andanças.
Mas Jarbas Vasconcelos é também o “pai político” de Henry há quase quatro décadas, mais tempo que o tempo de vida do deputado, hoje com 34 anos. A trajetória de vitórias e derrotas de Henry foi traçada ao lado do “pai”. A de Jarbas Filho também. A luta em defesa da democracia sempre esteve na pauta de Henry. Jarbas Filho nasceu tendo como diretriz consolidá-la.
Henry juntou os diferentes em algum momento, como o ex-senador Fernando Bezerra Coelho e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda. Abraçou emedebistas históricos. Jarbas Filho fez o mesmo, com João Bosco Tenório, Paulo Henrique Maciel, Ricardo Carvalho, Petrônio Siqueira, Aristeu Plácido.
No próximo dia 24, na Câmara do Recife, a disputa será entre grupos até dia desses mais convergentes que divergentes.
Um ministro dividido
O ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome, Wellington Dias, lança amanhã no Recife o Acredita no Primeiro Passo, programa de geração de emprego. Pela manhã, com o prefeito João Campos, no Teatro Santa Isabel, e à tarde, no Palácio das Princesas, com a governadora em exercício Priscila Krause.
Bom prato
Ouricuri, no Sertão, ganhou a 200ª cozinha comunitária, com apoio do governo do estado. De 2023 até agora a gestão ofereceu mais de 13,5 milhões de refeições. A iniciativa, segundo a governadora em exercício Priscila Krause, reduziu em 29% as internações por desnutrição no ano passado, comparando com 2022.
Carga pesada
A disposição da líder do governo na Assembleia Legislativa, deputada Socorro Pimentel (União Brasil), vem chamando a atenção dos pares na Casa de Joaquim Nabuco. Tem sido firme diante do bombardeio e não deixa nenhum ataque sem resposta. Mas, em plenário, tem ficado meio sozinha na defesa do governo.
Referência
Uma reunião para trocar experiências. O prefeito do Recife, João Campos, recebeu ontem o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela. Apresentou projetos de gestão digital, focando na tecnologia para transformar o serviço público. Quer ser copiado.



