Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Papo de Primeira

Educação de Itapissuma: uma referência na Região Metropolitana

Escola Municipal Francelina Rogaciano da Silva, em Itapissuma/PEEscola Municipal Francelina Rogaciano da Silva, em Itapissuma/PE - Arquivo Pessoal

Jesanias Rodrigues de Lima é professor da educação básica das redes pública e privada há pelo menos 13 anos. Antes disso, traduzia livros e apoiava alguns eventos. Em 2017, assumiu a Secretaria de Educação de Itapissuma, município onde cresceu e estudou.

Itapissuma, segundo estimativas do IBGE, possui cerca de 25 mil habitantes e compõe a região metropolitana do Recife. Recentemente, seus resultados de aprendizagem da educação básica ganharam notoriedade.

No IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), índice obtido pela avalição nacional, tanto nos Anos Iniciais, quanto nos Anos Finais, já ultrapassou as metas propostas pelo Ministério de Educação propostas para o fim deste ano.

No IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco), resultante da avaliação estadual, obteve as melhores proficiências em língua portuguesa e no componente de matemática entre todas as cidades da região metropolitana do Recife, nos 2º e 9º anos do Ensino Fundamental. Nos 5º anos, só não lidera o ranking de língua portuguesa, mas também figura entre as primeiras.

Secretário de Educação de Itapissuma/PE, Jesanias Rodrigues - Arquivo Pessoal

Tais feitos chamam atenção pela velocidade da evolução e pelos diferenciais obtidos mesmo diante de uma realidade adversa. Para o Secretário Jesanias, “Ouvir sempre é o melhor caminho. Após organizarmos o essencial, nós fomos em todas as escolas e nos reunimos com todos os professores e equipes gestoras, para sentir um pouco das dificuldades de quem estava dia a dia vivendo aquele contexto”.

Assim, foi possível elaborar um plano com soluções e prazos. Tudo com muita gestão e proximidade das unidades, realizando um acompanhamento do processo. “Hoje, Itapissuma tem alcançado bons resultados, fruto do trabalho coletivo. Com clareza de prioridades e apoio do Prefeito, é possível garantir uma educação pública de qualidade”, conclui Jesanias.

Que exemplo!

Todos os sábados, publicaremos histórias de sucesso na educação, sob a perspectiva de quem faz o serviço acontecer no chão da escola, na sala de aula.

Veja também

Newsletter