Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Papo de Primeira

Marcadores Socioculturais das Infâncias são tema de palestra virtual na Semana do Bebê 2021

7ª Semana do Bebê do Recife7ª Semana do Bebê do Recife - Divulgação

Integrando a programação da Semana do Bebê 2021, promovida pela Prefeitura do Recife, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Criança e do Adolescente, realiza a palestra Marcadores Socioculturais das Infâncias nesta quarta-feira (26). A palestra virtual é uma das mais de 200 ações que integram a VII Semana do Bebê, que se estende até domingo (30).


O seminário pretende abordar as diversidades nas infâncias sobre diversos aspectos, como, por exemplo, o aspecto racial. O objetivo é reforçar a importância do enfrentamento às desigualdades sob a perspectiva de que não tem como enfrentá-las sem observar os diversos marcadores socioculturais nesta fase. Crianças e adolescentes negros e negras tem uma série de vulnerabilidades a mais, assim como crianças com deficiência ou LGBT. As especificidades de vulnerabilidade e risco que atravessam essas infâncias vão ser discutidas às 14h por João Villacorta, coordenador do Centro de Referência para os Cuidados de Crianças (Cercca); Girlana Diniz, gerente de Igualdade Racial (Gerir); Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência (GPCD) e Gerailton Barbosa educador da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), na página oficial do Facebook, da Gerência da Criança e do Adolescente https://www.facebook.com/Ger%C3%AAncia-da-Crian%C3%A7a-e-do-Adolescente-857882334288047

 

Educação Infantil: A lucidade e sua importãncia no processo educativo

 

O encantamento e a magia da brincadeira são ferramentas imprescindíveis na educação de crianças. A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo, desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social, colaborando para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de comunicação e construção de conhecimento. O assunto será tema de um webinário na próxima quarta (26), às 16h, no canal oficial da Secretaria de Educação do Recife no YouTube (www.youtube.com/secretariadeeducacaodorecife) e é uma das mais de 200 ações que integram a VII Semana do Bebê, que se estende até domingo (30 de maio).


Semana do Bebê - Com mais de 200 ações programadas entre segunda-feira (24) e domingo (30), a Prefeitura do Recife, com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), promove a VII Semana do Bebê. “Recife: uma cidade com atitude desde a primeira infância” é o tema desta edição, que ressalta o olhar especial da capital pernambucana para a primeira infância. A Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar a importância das ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento aos seis anos de idade. Devido à pandemia da covid-19, a ação trará uma programação híbrida – com ações virtuais e presenciais. A programação completa pode ser conferida nohttp://https://semanadobebe.recife.pe.gov.br .

Veja também

Newsletter