Marcadores Socioculturais das Infâncias são tema de palestra virtual na Semana do Bebê 2021
Integrando a programação da Semana do Bebê 2021, promovida pela Prefeitura do Recife, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Criança e do Adolescente, realiza a palestra Marcadores Socioculturais das Infâncias nesta quarta-feira (26). A palestra virtual é uma das mais de 200 ações que integram a VII Semana do Bebê, que se estende até domingo (30).
O seminário pretende abordar as diversidades nas infâncias sobre diversos aspectos, como, por exemplo, o aspecto racial. O objetivo é reforçar a importância do enfrentamento às desigualdades sob a perspectiva de que não tem como enfrentá-las sem observar os diversos marcadores socioculturais nesta fase. Crianças e adolescentes negros e negras tem uma série de vulnerabilidades a mais, assim como crianças com deficiência ou LGBT. As especificidades de vulnerabilidade e risco que atravessam essas infâncias vão ser discutidas às 14h por João Villacorta, coordenador do Centro de Referência para os Cuidados de Crianças (Cercca); Girlana Diniz, gerente de Igualdade Racial (Gerir); Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência (GPCD) e Gerailton Barbosa educador da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), na página oficial do Facebook, da Gerência da Criança e do Adolescente https://www.facebook.com/Ger%C3%AAncia-da-Crian%C3%A7a-e-do-Adolescente-857882334288047.
Educação Infantil: A lucidade e sua importãncia no processo educativo
O encantamento e a magia da brincadeira são ferramentas imprescindíveis na educação de crianças. A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo, desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social, colaborando para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de comunicação e construção de conhecimento. O assunto será tema de um webinário na próxima quarta (26), às 16h, no canal oficial da Secretaria de Educação do Recife no YouTube (www.youtube.com/secretariadeeducacaodorecife) e é uma das mais de 200 ações que integram a VII Semana do Bebê, que se estende até domingo (30 de maio).
Semana do Bebê - Com mais de 200 ações programadas entre segunda-feira (24) e domingo (30), a Prefeitura do Recife, com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), promove a VII Semana do Bebê. “Recife: uma cidade com atitude desde a primeira infância” é o tema desta edição, que ressalta o olhar especial da capital pernambucana para a primeira infância. A Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar a importância das ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento aos seis anos de idade. Devido à pandemia da covid-19, a ação trará uma programação híbrida – com ações virtuais e presenciais. A programação completa pode ser conferida nohttp://https://semanadobebe.recife.pe.gov.br .



