Municípios da RMR avançam na alfabetização e Itapissuma registra melhor desempenho de 2024
Pernambuco avança pouco e continua abaixo da meta estadual de alfabetização
Quatro municípios da Região Metropolitana do Recife superaram as metas de alfabetização estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2024. Entre eles, Itapissuma apresentou o melhor desempenho, com 82,95% das crianças do 2º ano do ensino fundamental consideradas alfabetizadas. O resultado ficou 4,92 pontos percentuais acima da meta prevista para o município, que era de 78,03%. Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada, divulgados na última sexta-feira (11). O índice é calculado a partir das avaliações aplicadas pelos estados no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O secretário de Educação de Itapissuma, Jesanias Rodrigues, atribuiu os bons resultados a um conjunto de estratégias implantadas no município para fortalecer o processo de alfabetização. Segundo ele, entre as ações adotadas estão a produção de materiais pedagógicos próprios, a criação do Sistema de Avaliação Municipal (SAIMI), um projeto de reforço voltado à recomposição das aprendizagens e investimentos contínuos na formação de professores. O município também tem utilizado a plataforma de avaliação do MEC como ferramenta de planejamento e intensificou o acompanhamento pedagógico nas escolas. “Esses esforços integrados foram fundamentais para os resultados alcançados”, afirmou. “Nosso foco agora é manter e ampliar os resultados. Vamos reforçar os investimentos em recursos pedagógicos, valorização profissional e no desenvolvimento das unidades de ensino. Também ampliaremos o uso de instrumentos de avaliação e o acompanhamento das aprendizagens, com monitoramento contínuo e intervenções pedagógicas mais eficazes”, completou o secretário.
Além de Itapissuma, outros municípios da Região Metropolitana também atingiram suas metas de alfabetização em 2024. São Lourenço da Mata registrou 53,32% (meta de 49,84%), Araçoiaba alcançou 53,49% (meta de 51,26%) e Igarassu, 66,97% (meta de 65,47%). O desempenho contrasta com o de cidades maiores da região, como Paulista, que teve o pior resultado da Região Metropolitana do Recife, com apenas 40,28% das crianças do 2º ano alfabetizadas — 24,58 pontos percentuais abaixo da meta.
Segundo a prefeita Professora Elcione Ramos, o bom desempenho de Igarassu reflete o compromisso da gestão em garantir que o município não apenas cumprisse, mas superasse a meta estabelecida. “Alcançar e ultrapassar esse índice é resultado de um esforço coletivo, com investimentos contínuos na formação dos professores, melhorias na infraestrutura das escolas, valorização dos profissionais e iniciativas como o Laboratório 7.0 e o Minha Escola no Grau Certo, que garantiu a climatização de parte das unidades. É uma conquista construída com planejamento, compromisso e foco na aprendizagem das nossas crianças”, afirmou.
No cenário estadual, Pernambuco registrou média de 60,79% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental em 2024. O resultado supera a média nacional, de 59,2%, mas ainda fica abaixo da meta estadual, fixada em 62,4%. O grande destaque foi Carnaubeira da Penha, no Sertão, que alcançou 100% de alfabetização. Outros municípios com alto desempenho incluem Machados (96,75%), Cumaru (95,06%), Panelas (94,53%) e Solidão (93,99%), evidenciando que o avanço na alfabetização está presente em diferentes regiões do estado, inclusive em cidades de pequeno porte no interior. Por outro lado, os desafios continuam nas áreas mais vulneráveis. Os piores índices foram registrados em Ouricuri, Escada e Catende. Este último apresentou apenas 21,83% de crianças alfabetizadas, o menor percentual de Pernambuco.
Lançado em 2023, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como meta garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. Cada município pactuou metas anuais de acordo com sua realidade local, e o cumprimento desses percentuais se tornou um dos principais indicadores de avanço na política educacional. Para 2024, a meta nacional era de 80%. O Ministério da Educação prevê um aumento gradual nos próximos anos, com metas de 85% em 2025, 90% em 2026 e 100% até 2030.
“Os resultados evidenciam tanto o esforço das redes municipais e estaduais quanto a urgência de políticas mais robustas e equitativas para garantir o direito à alfabetização. Alfabetizar na idade certa é essencial para o sucesso escolar, o aprendizado ao longo da vida e a redução das desigualdades. Investir na formação de professores, no monitoramento contínuo, em materiais pedagógicos adequados e no apoio técnico aos municípios é fundamental para acelerar esse progresso. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi um passo importante, mas os números mostram que ainda é preciso fazer mais e com mais foco em equidade. As crianças não podem esperar. A alfabetização precisa ser uma prioridade real no país”,comentou Rogério Morais, especialista em Gestão do Processo Educacional e colunista de Educação da Folha de Pernambuco.
A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco foi procurada e enviou a seguinte nota:
"A Secretaria informa que acompanhará de forma contínua os municípios prioritários, ou seja, aqueles que apresentaram queda nos resultados ou não obtiveram avanços significativos. Estão previstas a entrega de materiais específicos, o monitoramento da execução das ações e a oferta de formações direcionadas, garantindo apoio técnico às redes locais e reforçando o regime de colaboração.
Em parceria com as equipes regionais e os articuladores municipais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, serão acompanhados os planos de ação elaborados pelas gestões locais, bem como as estratégias implementadas.
A pasta esclarece ainda que realiza, anualmente, o Seminário de Boas Práticas Estaduais. Em breve, será promovido um novo encontro com as equipes municipais para que experiências de excelência possam ser compartilhadas e sirvam de inspiração para todo o estado."



