Primeira infância: por que investir nos primeiros anos é garantir o futuro
O investimento em educação na primeira infância, período que vai do nascimento aos seis anos, é hoje apontado por especialistas e estudos internacionais como uma das ações mais eficazes para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento humano e econômico.
Além de favorecer o crescimento cognitivo, emocional e social das crianças, uma educação de qualidade nesta fase gera retornos econômicos e sociais de longo prazo. O economista norte-americano James Heckman, estima que cada dólar investido na primeira infância retorna sete dólares à sociedade em ganhos de produtividade, redução da pobreza e da violência.
No Brasil, os indicadores mostram que ainda há muito a avançar. O Indicador Criança Alfabetizada (MEC/Inep) aponta que 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental foram consideradas alfabetizadas em 2023, praticamente o mesmo índice de 2019, antes da pandemia. Em 2024, o percentual subiu para 59,2%, mas ainda ficou abaixo da meta nacional de 60%.
Os dados reforçam a urgência de investir na primeira infância como etapa fundamental para o desenvolvimento integral. “Uma escola que garante experiências significativas, relações de cuidado e projetos que alimentam a curiosidade e a imaginação forma cidadãos criativos e críticos e contribui para um futuro mais sustentável e equitativo”, afirma Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco.
O currículo da Educação Infantil é estruturado para respeitar o tempo e o ritmo de cada criança, estimulando o pensamento investigativo e a autonomia. As pedagogias contemporâneas reconhecem a criança como sujeito ativo, capaz de construir conhecimento a partir das suas interações com o mundo. Por isso, o trabalho pedagógico segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que substitui as disciplinas tradicionais por campos de experiência, permitindo uma aprendizagem mais ampla e significativa. Cada momento da rotina escolar é planejado para acompanhar o desenvolvimento e os interesses das crianças, valorizando a autonomia, o protagonismo e o prazer de aprender, princípios que sustentam uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.
Formação integral
O período integral na Educação Infantil vai além de mais tempo na escola: significa mais tempo de viver a infância, brincar, investigar, descansar, se alimentar bem e estar em relação com os outros. “Inspirados pela abordagem pedagógica de Reggio Emilia e pelas pesquisas do Observatório da Cultura Infantil (OBECI), entendemos que o cotidiano é pedagógico: cada refeição, cada transição, cada momento de brincar é uma oportunidade de aprender e se desenvolver integralmente”, ressalta Esther.
A rotina inclui descanso, refeições partilhadas, brincadeiras em diversos espaços, propostas investigativas e momentos pedagógicos com música, artes, esportes e língua inglesa, ampliando as formas de expressão e fortalecendo a educação integral.
Formação docente: o elo que faz a diferença
Pesquisas recentes reforçam que o professor é o principal agente de impacto na aprendizagem das crianças. O estudo Qualidade do Professor Brasileiro de 2024, conduzido pelo Instituto Península em parceria com a FGV e o Movimento Profissão Docente, mostra que a formação e as práticas pedagógicas dos educadores respondem por quase 60% da variação no desempenho dos alunos.
Para a diretora, o fortalecimento da formação docente é um dos pilares da melhoria da qualidade da educação no país. “O professor da primeira infância precisa ser um pesquisador do cotidiano, alguém que observa, escuta e documenta o desenvolvimento das crianças para propor experiências que realmente façam sentido. Investir na formação continuada é investir na capacidade de transformar práticas e ampliar horizontes”, destaca.
Sobre o Colégio Rio Branco (www.crb.g12.br) – O Colégio Rio Branco é uma das mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, com unidades de Educação Infantil ao Ensino Médio em São Paulo (Higienópolis) e Cotia (Granja Vianna). O colégio é associado à UNESCO e orienta seu projeto pedagógico na aquisição de conhecimentos e competências permeadas pelo diálogo, respeito à diversidade, atitude crítica e edificada em princípios éticos e de solidariedade.



