Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI) que ganhou o Prêmio Ibero-Americano em 2015 agora é uma política pública
A professora Gina Vieira, de uma escola pública em Ceilândia – DF, iniciou em 2014 o Projeto Mulheres Inspiradoras - PMI. O Programa surgiu para transformar a visão dos jovens sobre a função da mulher na sociedade. A professora levou uma seleção de livros, os quais continham narrações de mulheres de classes sociais, raças, escolaridades e idades diversas para mudar o olhar dos estudantes sobre mulheres. A professora desejava, com isso, levar os jovens a perceberem o protagonismo da mulher em diferentes sociedades e posições sociais.
A Professora Gina destaca que o PMI é uma “política educacional de valorização de mulheres a partir de práticas de leitura e escrita na rede pública de ensino do DF”.
No projeto os estudantes realizaram leituras e em seguida escreveram uma história sobre uma mulher inspiradora que fizesse parte da vida deles como, por exemplo, suas mães, avós e líderes religiosas. Para escrever essas novas histórias, os alunos as entrevistaram para contar sobre fatos da vida como preconceitos, violências, dificuldades de gênero, entre outros. Todas essas histórias foram reunidas em um livro e publicadas.
O sucesso do Programa foi excepcional e conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles: 1º lugar nas etapas nacional e internacional do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos – Óscar Arnulfo Romero e o Prêmio Professores do Brasil.
O PMI tem por visão o “aprimoramento das atividades oferecidas nas Unidades Escolares – UEs, por meio de procedimentos pedagógicos e de gestão no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do DF – SEEDF”.
Dentre os objetivos do PMI destacam-se a valorização da cultura de meninas e mulheres, a repressão das formas de violência contra a mulher, a promoção da prática de leitura e da escrita na perspectiva de uma educação em e para os direitos humano, bem como o aprimoramento dos hábitos de leitura e da produção textual.
A Organização de Estados Ibero-Americanos – OEI, que visa promover a educação em suas diferentes dimensões, ao premiar o projeto, reconhece a importância de ações como esta, a fim de modificar a visão do papel e da importância da mulher na sociedade do século XXI. Em razão dos objetivos nobres do Projeto a OEI, o GDF e o Banco de Desenvolvimento da América Latina firmaram parcerias e promoveram a expansão do projeto para outras escolas do DF.
O Programa Mulheres Inspiradoras passou a ser uma medida prevista na Portaria nº 256, de 26/05/2021, assinada pelo secretário de Educação do DF. Esta portaria prevê que para a execução do mencionado Programa haverá um acervo literário específico de obras lavradas por mulheres. Em entrevista, a professora Gina Vieira – intelectual do PMI – celebra o status de portaria a que o projeto alcançou e afirma que a “publicação da portaria é um marco para o programa”. Ao virar uma política pública, o PMI passa a ser uma responsabilidade do Estado, tornando-se uma ação reconhecida e vivenciada em diferentes unidades escolares.
Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI) aponta que “A publicação da Portaria 256 manifesta a importância do Prêmio Óscar Arnulfo Romero para a promoção dos Direitos Humanos na Ibero-américa. O prêmio visa motivar todos ao compromisso com os Direitos Humanos, lembrando que todos podem dar uma contribuição para a defesa e promoção da dignidade humana.”
A portaria aponta que o Programa Mulheres Inspiradoras é um projeto com fundamento na leitura e escrita, portanto com foco na garantia do direito e aprendizagem. E para além disso, ele é um programa comprometido com a formação humanística. A professora Gina afirma que não é possível fazer uma educação de qualidade ignorando questões que interferem na aprendizagem como, por exemplo, o racismo e o machismo presentes estruturalmente na sociedade.
A professora Gina, ao ser indagada sobre a importância do PMI para a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, assevera que ao olharmos para as 10 competências gerais da BNCC, encontramos vários pontos de conexão entre o que a base nacional propõe e o que o Programa Mulheres Inspiradoras anuncia.
Destacando algumas competências da BNCC que dialogam com o PMI, temos, nas competências gerais: pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; trabalho e projeto de vida; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.
Conclui a professora que “é impossível falar em qualquer uma dessas dez competências da Base Nacional Comum Curricular sem se reportar àquilo que o Projeto Mulheres Inspiradoras propõe, que é justamente uma educação que nos apoia, na tarefa de avançar nos marcos civilizatórios; uma educação que permita às novas gerações construir pensamento crítico, a ser capaz de ampliar seu repertório cultural, a pensar em projetos de vida que incluam a consciência da responsabilidade social que cada um tem em relação à construção um mundo mais justo”.
Em razão da parceria firmada com o GDF as ações do PMI serão de atribuição da Subsecretaria de Educação Básica – SUBEB e da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação – EAPE do Governo do Distrito Federal.
Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI)
Sob o lema "Fazemos a cooperação acontecer", a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, o primeiro organismo intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço Ibero-Americano. Atualmente tem 23 Estados membros, contando com 18 escritórios nacionais, além da Secretaria-Geral sediada em Madri.
Com mais de 500 convênios ativos com entidades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outras organizações internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação na Ibero-América. Entre seus resultados, contribuiu para a redução drástica do analfabetismo na Ibero-América, proporcionando alfabetização e educação básica a quase 2,3 milhões de jovens e adultos, bem como formação para mais de 100 mil professores ibero-americanos.


