ChatGPT Atlas: OpenAI lança navegador com IA para competir com o Google
Novo navegador com IA integrada da OpenAI promete realizar tarefas complexas sem trocar de página
A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, realizou nessa terça-feira (21) o lançamento do ChatGPT Atlas, um navegador construído com Inteligência Artificial (IA).
O lançamento realizado pela OpenAI abre uma disputa direta da empresa com o Google, uma das principais fontes de pesquisas dos brasileiros e que já utiliza IA para otimizar os resultados.
Leia Também
• 'Oi chatbot, isso é verdade?': verificação de fatos com IA gera desinformação
• OpenAI permitirá conteúdo erótico no ChatGPT para adultos verificados
Modo Agente no ChatGPT Atlas
Segundo a OpenAI, a nova versão do ChatGPT Atlas tem como diferencial o ''Modo Agente'', que permite à IA não apenas buscar, mas também realizar ações pelo usuário. Para tal, ele atua como um “copiloto digital”.
Conheça as principais novidades do ChatGPT Atlas
- Automação de tarefas: Com a novidade, o usuário pode dar um único comando de linguagem natural, como "Planeje e compre minha viagem para Natal no feriado de janeiro", e a IA será responsável por pesquisar voos, hotéis, preencher formulários e finalizar a compra.
- Interação com páginas: Uma barra lateral do ChatGPT poderá resumir as páginas ou realizar a comparação, de forma resumida, das páginas que aparecem como resultado da pesquisa.
- Memória de navegação: Assim como já acontece em outras versões do ChatGPT, o Atlas também conta com um sistema de "memória" opcional, onde a IA aprende com o histórico e comportamento do usuário.
Para otimizar o serviço, a OpenAI também anunciou a parceria com outras plataformas como Booking, Etsy, Shopify e Expedia, o que deverá viabilizar as novas funções prometidas pelo navegador.
Atualmente, o recurso está disponível apenas para assinantes dos planos Plus e Pro do ChatGPT, que custam R$ 107,79 e R$ 1.077,90 mensais, respectivamente.
Veja o ChatGPT Atlas em ação



