Estudantes pernambucanos de robótica levam 1º lugar em competição na Holanda
A equipe ficou em 1° lugar no ranking nacional
A equipe pernambucana do Sesi Escada, região localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco, foi destaque em evento na Holanda ao levar premiação de robótica no “Premier Event European 2025”.
O time, intitulado "Unity Sunset", leva para casa essa conquista após vencer o Prêmio Motivação ("Motivate Award"). Os alunos do Ensino Médio concluíram a temporada em 1° lugar no ranking nacional.
Na categoria "FIRST Tech Challenge (FTC)", os estudantes tinham como objetivo a construção de robôs de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android, podendo ser codificados a partir de uma variedade de níveis de programação baseada em Java. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que deveriam cumprir atividades como carregar blocos em uma arena.
Os estudantes ficaram em 1º lugar no ranking nacional. | Foto: SESI/Divulgação
Os alunos concorreram com cerca de 100 equipes de robótica formadas por estudantes de diversos países. A técnica do Unity Sunset, Monica Mendonça, relata o significado que o prêmio tem para o time. "Isso demonstra não apenas nossa dedicação, mas também a paixão que temos pela robótica e pela inovação", descreveu ela.
A superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo, ressalta a importância do esporte. "Quando falamos de robótica, não estamos falando apenas de robôs. A robótica tem como objetivo impactar cada vez mais vidas e estudantes para além das engrenagens", disse Cartaxo.
O evento ocorreu durante os dias 1º a 5 de julho, na cidade de Eindhoven, na Holanda.



