No Brasil, Hideo Kojima detalha como a pandemia impactou o seu processo criativo
O desenvolvedor japonês analisou que a hiper conectividade pode estar atrelada a solidão
Responsável por jogos de sucesso como Death Stranding 2 e Metal Gear Solid, o japonês Hideo Kojima, um dos desenvolvedores mais famosos da indústria de games, marcou presença na Brasil Game Show (BGS) 2025 neste final de semana.
Em sua nova passagem pelo Brasil, Kojima esteve em São Paulo e realizou uma coletiva de imprensa para compartilhar sua filosofia de trabalho e o processo de desenvolvimento da saga Death Stranding.
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O diretor, que já recebeu o prêmio de Contribuição Vitalícia na BGS em 2017, comentou sobre o impacto da pandemia no desenvolvimento de Death Stranding.
Tendo como marca a aproximação da narrativa dos games ao cinema, Kojima afirmou que seus projetos recentes buscam refletir a solidão na era da hiperconectividade.
“O ponto de partida dessa ideia é que hoje em dia é tudo online, então não é possível ficar sozinho com o mundo inteiro ali. Mesmo com toda essa conexão, existe solidão”, afirmou ao Jornal Valor Econômico.
Kojima revelou ainda que precisou reescrever a narrativa de Death Stranding 2: On the Beach, lançado em junho deste ano.
A trajetória do jogo precisou ser modificada após a experiência do desenvolvedor de adoecer sozinho na pandemia de covid-19.
Isso porque o game foi pensado levando em consideração a realidade mundial, incluindo o desequilíbrio climático, por exemplo.
A perspectiva do desenvolvedor pode ser conferida no game da Sony Interactive Entertainment, que está disponível exclusivamente para PlayStation. O game pode ser comprado por R$ 399,90.
Confira o trailer oficial de Death Stranding 2:



