Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

A perda da biodiversidade pode colapsar todo o sistema que nos mantém dentro do Planeta

Para refletirmos sobre o Dia da Terra, lembrado nesta quinta-feira (22/04), a TV Aurora convidou o professor da ESPM e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS), Marcus Nakagawa (https://www.instagram.com/marcusnakagawa/), para comentar sobre o tema. 

“A redução da biodiversidade é um dos maiores problemas que temos, pois tem todo um sistema natural da Terra para que as coisas funcionem e tudo de uma forma orgânica, de forma sistemática. Se você começa a perder a biodiversidade, pode colapsar todo o sistema que nos mantém aqui dentro do Planeta”, reflete Marcus, que também é idealizador e conselheiro da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade), além de palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. 

Segundo Marcus, o mundo precisa pensar num modelo de consumo para que se tenha menos impacto ambiental e, mais, seja inclusivo. “Tem pouca gente consumindo muito e tem muita gente que nem o básico da sobrevida tem, desde alimento, água, saúde e moradia. É tudo muito desigual. A questão da desigualdade social também é um ponto que afeta muito nosso planeta”, reforça o autor do livro, “101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo”, que foi vencedor do Prêmio Jabuti 2019/Economia Criativa. 

Confira a entrevista

- Quais as maiores ameaças para a Terra?

Uma das maiores ameaças para o Planeta é uma não governança global no qual os governantes dos vários países não têm uma gestão compartilhada dos recursos, do ecossistema do Planeta.
É a dificuldade para gerar nossos recursos naturais, na questão de extração, mineração, dos mares, oceanos, aquecimento global e outros.
Um exemplo é a conversa global que está ocorrendo hoje, na Cúpula do Clima, organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em que o debate é o clima, mas existem outros assuntos a se falar globalmente. Acho que uma das maiores ameaças é da Terra é usar os jogos políticos e econômicos para um assunto de gestão dos recursos e das questões naturais do planeta.

- Como evitar que os humanos invadam áreas selvagens/ natureza?

É fazer um processo de desenvolvimento social para que as pessoas tenham o mínimo necessário para sobreviver, para ter os recursos financeiros para uma sobrevida porque muitas vezes as pessoas acabam invadindo essas áreas selvagens da natureza para sobreviver, pagar as contas, em especial naqueles lugares mais longínquo. 
Isso iria melhorar com uma boa gestão efetiva das leis, controlando e punindo. No Brasil, por exemplo, temos muitas leis que protegem todos os recursos naturais que estão intocáveis, mas não é o que está acontecendo. O que estamos vendo é uma desgovernança.


- Quais consequências da redução da biodiversidade?

Na nossa biodiversidade a gente possui um ecossistema que é todo interligado. Existe todo um sistema natural para que as coisas funcionem, para que o sistema natural da Terra desempenho seu papel de uma forma orgânica, de forma sistemática, para que possa desenvolver toda uma manutenção do clima, das águas, do ar... 
Se você começa a perder a biodiversidade pode colapsar todo o sistema que nos mantém aqui dentro do Planeta. É o que está acontecendo aqui com as mudanças climáticas, em função disso, e mais, muitas doenças estão vindo da redução da biodiversidade. A gente pode buscar soluções de forma ética, consistente, de resposta dentro da biodiversidade A própria pandemia vem muito desse ponto.

- Até que ponto o consumo excessivo influencia na Terra?

Um dos principais problemas que a Terra tem é devido ao estilo de vida que está posto, principalmente, aos países desenvolvidos que são os que mais emitem o CO2 na atmosfera. A gente tem visto esse consumo, não só na produção de você fazer os produtos para poder pegar os insumos para os serviços, mas também na hora do descarte, outro grande problema.

A sociedade precisa pensar num modelo de consumo para que se tenha menos impacto ambiental e, mais, seja inclusivo. Tem pouca gente consumindo muito e tem muita gente que nem o básico da sobrevida tem, desde alimento, água, saúde e moradia. É muito desigual. A questão da desigualdade social também é um ponto que afeta muito nosso Planeta.

Veja também

Newsletter