Chloe Zhao é a segunda mulher a ganhar um Oscar de melhor direção
É inspirador ver figuras femininas em cenários sociais, cargos e espaços que antes eram ocupados apenas por homens. Essa força está crescendo cada vez mais, e ontem, com o resultado da premiação do Oscar 2021, tivemos mais um exemplo da "tendência" que reflete os tempos atuais.
Diretora
A cineasta Chloe Zhao, se tornou a segunda mulher a ganhar um Oscar de melhor direção com seu terceiro filme, “Nomadland”, um drama ficcional sobre a comunidade invisível de americanos idosos que moram em casas sobre rodas e consideram a estrada seu lar. Ela também se torna a primeira diretora de uma minoria racial a levar uma estatueta.
Dura realidade
Apesar da vitória de ontem, a realidade das profissionais nestas principais categorias é dura. Até o ano passado, além de Kathryn Bigelow com "Guerra ao Terror", em 2010, apenas quatro mulheres haviam sido indicadas: Lina Wertmüller por "Pasqualino Sete Belezas" (1977), Jane Campion por "O piano" (1934), Sofia Coppola por "Encontros e desencontros" (2004) e Greta Gerwig por "Lady Bird" (2018).
Vitória
Essa escolha é um horizonte para a representatividade feminina, num cenário em que em 92 anos de Oscar, elas tiveram mais de 350 chances de ganhar, mas houve apenas 28 vitórias de mulheres.
Internacional
Começa amanhã o ‘Webinário Internacional Todos e Todas pela Primeira Infância’, no Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Criança e Juventude de Pernambuco. A ideia do encontro é enfatizar a necessidade de uma atuação de forma integrada e articulada durante a pandemia do Covid-19, com participação de profissionais internacionais.
Primeira Infância
“Dada a constatação da importância dos primeiros anos de vida das crianças, que vai de 0 a 6 anos, para o futuro da sociedade, o mundo se volta para os temas da Primeira Infância. Nesse encontro, teremos a chance de reunir nomes internacionais, nacionais e locais de peso para apresentar e dividir exemplos de práticas exitosas. Vamos poder também responder perguntas e dúvidas dos participantes via bate papo”, comenta o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes.
Inovações
Um dos destaques será uma intervenção junto a homens para que se engajem no cuidado paterno de filhos e filhas durante a primeira infância. Outro tema de um dos painéis do Webinário será a apresentação de inovações de trabalho junto às famílias durante a pandemia através do uso de plataformas digitais como o Whatsapp e as redes sociais.
Municípios
Durante o encontro serão apresentadas as experiências exitosas realizadas nos municípios de Iguaracy, Petrolina e Triunfo. São eles: "Sorrisinho e Saúde Bucal das Gestantes com foco na intersetorialidade", de Petrolina; "Em tempos de pandemia, Criança Feliz presente no zap e com caderno de atividades", de Triunfo, e "Minha Infância, minha história", de Iguaracy.



