Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Estreia filme com a primeira super-heroína surda da Marvel

No longa 'Eternos', a personagem é vivida pela atriz Lauren Ridloff, Connie de 'The Walking Dead'

Na última quinta-feira (04), estreou no cinema o filme 'Eternos'. Nele, a Marvel traz a sua primeira personagem surda da história dos estúdios.  

Makkari

O nome dela é Makkari, vivida pela atriz Lauren Ridloff, que ficou conhecida por seu papel como Connie em 'The Walking Dead'. “Hollywood finalmente está descobrindo porque é tão importante ter representação, e o como fazer isso. […] Precisamos ter roteiristas surdos e talento criativo envolvido no processo dentro e fora dos palcos”, explicou a atriz em entrevista para o jornal New York Times. 

Libras

Antes de se tornar atriz, Lauren trabalhou por anos como professora ensinando a Língua de Sinais Americana (ASL). Um dos alunos foi o diretor teatral Kenny Leon, que produzia um remake de 'Filhos do Silêncio'. Assim, ela ganhou o papel de protagonista e iniciou a carreira. No longa 'O Som do Silêncio', ela interpretou uma professora de crianças surdas que ajuda o personagem de Riz Ahmed a aprender como usar a ASL.

Pluralidade

Nos quadrinhos, a personagem Makkari é um homem branco e não-surdo, mas, desde a concepção inicial do filme, o executivo da Marvel Studios, Nate Moore, viu 'Eternos' como uma oportunidade de ampliar a representatividade e repensar os personagens além do padrão masculino, branco, hétero e cisgênero. Vale lembrar que o longa tem como diretora, Chloé Zhao, primeira vencedora de uma estatueta do Oscar, a comandar uma produção do estúdio.

Gafe

No filme, pegou mal o trecho em que aparece a Amazônia, o que é uma horna. Mas eis que aparecem os figurantes falando em espanhol. Apesar do local registrar diversos idiomas falados entre as tribos, a língua mãe é o português.

Documentário

Estreou também no último dia 4, 'Tree of Plenty', documentário que marca o início da parceria entre Natura &Co e a plataforma WaterBear, serviço de streaming que reúne conteúdos originais sobre sustentabilidade para conscientizar e inspirar ação em torno do tema. 

Documentário em parceria com a Natura
 
Preservação

Com cerca de oito minutos, o documentário mostra que a Ucuuba, árvore nativa dos ribeiros da Amazônia, gera uma renda três vezes maior para as comunidades de seu entorno quando preservada. O manejo adequado da espécie para a coleta de seus frutos se mostrou uma alternativa rentável e sustentável ao mero corte das árvores, cuja madeira era usada na fabricação de cabos de vassoura e palitos de fósforo.

Ucuubeiras

Depoimentos de integrantes do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém reforçam que o novo uso econômico das ucuubeiras foi determinante na manutenção da floresta em pé e no desenvolvimento local, e permitiu que as mulheres da região conquistassem independência financeira.

Nos bastidores do documentário

Amazônia

'Tree of Plenty' tem o propósito de fazer com que o mundo volte seus olhos para a Amazônia, o maior repositório de biodiversidade do mundo. A região abrange nove países, é lar de uma em cada dez espécies conhecidas e abriga mais de 30 milhões de pessoas. Por outro lado, o desmatamento fez com que algumas áreas da Amazônia emitam mais CO2 do que absorvem. Se florestas tropicais como a Amazônia continuarem a ser derrubadas no ritmo atual, o mundo não cumprirá as ambições do Acordo de Paris, de limitar o aumento da temperatura global em 1,5°C.

Parceria

Como membro fundador da rede, Natura &Co é parte do ecossistema do serviço de streaming e participará das principais ativações para a COP26. Natura &Co também compartilhará histórias por meio de um canal próprio na plataforma, com conteúdos que se relacionam ao Compromisso com a Vida, visão de sustentabilidade do grupo para 2030. 

Professor Polvo

A WaterBear é uma criação de Ellen Windemuth, produtora executiva de Professor Polvo, documentário vencedor do Oscar 2021. Com um catálogo de documentários premiados e conteúdos originais baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a plataforma busca abrir caminho para a conscientização, educação e para ação em prol dessa agenda.

Escolhas

Para Tom Zaranko-Carver, diretor do filme, Plenty of Tree é uma história de esperança. “Essa história prova que a ciência moderna, a indústria de grande escala e a preservação da floresta podem coexistir, e mostra ainda o quão grande é o impacto que nossas escolhas como consumidores podem ter sobre as pessoas”, afirma.

Nova coleção da Refazenda

Casa Nova
Para marcar a chegada da sua nova loja no bairro de Casa Forte, a Refazenda criou uma nova coleção. Tudo inspirado, claro, na Praça de Casa Forte, na sua fauna e flora, no paisagismo singular de Burle Marx e na igreja matriz. A coleção intitulada “Casa nova, Casa Forte'', traz peças em tons terrosos, tem um perfil nada básico e cheio de bossa. Já está disponível nas lojas da Praça, Shopping Recife e no site.

Coleção é intitulada Casa nova, Casa Forte

Veja também

Newsletter