Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Game convida para uma autorreflexão sobre 'Quem Seremos?' após pandemia

Com os danos causados pela pandemia do Covid-19 o sentimento é de que a solidariedade aumentou entre os brasileiros. Na verdade, não é apenas sensação: pesquisa realizada pela Studio Ideias, Pepita e [ EM BRANCO ], comprova que o "mergulho" ocasionado por esse período de isolamento social deixou todos e todas mais sensibilizados. Ao todo, 49% afirmaram que se sentem mais responsáveis, 46% se sentem mais conscientes e 42% mais solidários depois desses meses todos.

Outras informações que inspiram e reflete na nossa esperança é saber que 74% afirmam que podem colaborar positivamente com o mundo, 83% acreditam que o mundo mudará depois da pandemia e 36% entenderam que precisam ser mais presentes e valorizar mais as pessoas que amam.

Quem seremos

Os resultados da pesquisa deram origem a uma plataforma (https://quemseremos.com.br/), um game para autorreflexão, uma série de conversas e palestras que serão realizadas ao longo do ano, e à pesquisa quantitativa. O levantamento também apontou que as pessoas estão revendo o que é mais importante e o que estamos fazendo com o nosso tempo, percepção que muda de acordo com diferentes grupos sociais.

Coletivo

As mulheres, por exemplo, apontam um desejo maior que os homens de dedicar tempo àquilo que traz felicidade. Também foram elas que se sentiram mais esgotadas neste momento entre os participantes (51% das mulheres, ante a 35% dos homens). "Como vamos lidar com a pandemia é tanto uma escolha individual como coletiva", diz Luciana Branco, da Em Branco.

Presente

A pesquisa também explicita a rejeição do presente: a maioria dos participantes, se pudesse, saltaria esse período. Entre os ouvidos, 42% afirmaram que gostariam de voltar ao passado, 34% disseram que preferiam pular logo para o futuro, e apenas 23% disseram que ficariam mesmo no presente.

Semas

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE) vai apresentar, amanhã, um conjunto de iniciativas na área de gestão de resíduos sólidos integradas com o conceito de sustentabilidade. A ideia é estimular a implantação do conceito de “Cidades Sustentáveis” nos municípios pernambucanos. 

Encontro

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (ANBEJ) no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=NQf5WFWJV4M), às 9h30, com participação do secretário Estadual de Meio Ambiente, José Bertotti; do reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes; dos presidentes da Amupe e da Anbej, José Patriota e Valdir Luna, respectivamente; além do Cônsul Geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano. 
 
Soluções

A iniciativa vai reunir estudantes do Nordeste que estiveram no Japão, especialistas da área de meio ambiente, saúde e direito, além de prefeitos. “Esse será um momento importante para discutir soluções adequadas aos municípios pernambucanos na área de resíduos sólidos. Principalmente, poderemos apresentar essas iniciativas aos novos prefeitos que agora estão iniciando o mandato”, comenta Bertotti.

Cidades Sustentáveis 
Entre as iniciativas citadas pelo secretário da Semas estão: o estímulo a coleta seletiva com cooperativas de catadores de materiais recicláveis; compostagem orgânica, encerramento dos lixões, economia circular de resíduos eletroeletrônicos, biogás para geração de energia, entre outras. 
 

Veja também

Newsletter