Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Jornalista Cecília Ramos e nutricionista Virgínia Campos falam sobre saúde física e mental

No Dia Mundial da Saúde, no último dia 7, a TV Aurora reuniu a jornalista Cecília Ramos e a nutricionista Virgínia Campos em live com o tema "Corpo e Mente: Mantenha-se saudável em tempos de isolamento".Durante mais de uma hora e meia, conversamos sobre jejum intermitente, alimentos com baixo índice glicêmico, imunidade, treinos e muito mais.

Natural
“É um prazer tão grande me alimentar bem. Eu vejo hoje o alimento como um remédio, como um preventivo, uma recuperação quando necessário. Quanto menos desembalar, melhor. O que eu puder para permanecer no natural, eu vou fazer”, comenta a nutricionista Virgínia, sobre a importância de uma alimentação natural e saudável. 

Mágica
Para manter a balança em dia, Cecília comenta que para ela não existe mágica. É preciso suar a camisa e se esforçar na atividade física e na alimentação. “Aquela menina da foto no meu Instagram fazendo box, gente, sou eu. Eu corro no parque todos os dias, me locomovo de bicicleta em São Paulo e passo vontades”, comenta a jornalista.

Marmita

Para Virginia, não tem desculpa para as pessoas não se mexerem, seja subir a escada do prédio ou fazer caminhada ou estacionar o carro sempre longe. Sobre as tentações, Virgínia comenta que não tem vontade de comer uma sobremesa, por exemplo. “Não tenho interesse. Eu levo meu chocolate fitness ou minha sobremesa funcional. Uma opção de sobremesa para mim, por exemplo, é derreter um chocolate fit e comer com morango”, sugere a nutri.

Constância
“Eu costumo falar que não existe mágica, aliás existe: a constância, a regularidade. As exceções pontuais não tem problema”, explica. Segundo Virgínia é muito importante manter uma ocupação mental para desviar a atenção da comida. “Quando tenho tempo livre, como muito mais”, concorda Cecília. 

Combo
Segundo a nutricionista, o segredo está na alimentação. “Exercicio físico mais alimentação é o combo perfeito. Só atividade física é bom porque a pessoa não fica sedentária, mas só atividade e comer o que quer, não se perde peso”, esclarece.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por TV Aurora (@tvaurora_)

Energia sustentável

O grande desafio deste século é o de descobrirmos quais as fontes de energia que irão mover a humanidade no futuro. Pensando na importância da geração energética renovável, a empresa pernambucana Água Saloá desde fevereiro passou a usar a fonte solar em seu processo de industrialização. Por essa iniciativa, a empresa recebeu Selo Solar do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal), que tem como um dos apoiadores a respeitada ONG WWF-Brasil. 

Meio ambiente

Responsável pelo processo, o empresário Aarão Neto explica que o resultado veio após a apresentação de vasta documentação e cumprimento de requisitos técnicos, a exemplo de comprovação de geração diária de energia suficiente para atender a demanda da indústria. “A preocupação com o meio ambiente sempre foi uma pauta que nos preocupou. Tivemos essa ideia para que os consumidores tenham a opção de, ao escolher uma água para beber, ter aquela que é 100% sustentável, que não gera poluição e não emite gás poluente em seu processo de envase”, afirma. Com a nova fonte energética, por ano, o equivalente a 11 toneladas de gás carbônico são deixadas de fora da atmosfera. Um verdadeiro exemplo a ser seguido.


Máscaras
Considerado setor com serviço essencial durante a pandemia da Covid-19, o sistema socioeducativo de Pernambuco recebeu mais 6,4 mil máscaras como reforço na prevenção ao coronavírus. Os acessórios foram encaminhados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD) e da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), e pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal da Mulher. O material está sendo entregue a socioeducandos e funcionários da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

Veja também

Newsletter