Oftalmologista alerta para risco de acidentes oculares durante as férias da criançada
Tintas não recomendadas para o uso infantil, por exemplo, podem representar um risco
Com a criançada em casa durante o período de férias, pais e cuidadores devem redobrar a atenção. Isso porque qualquer descuido, por menor que seja, pode resultar em acidentes que afetam os olhos das crianças. Seja dentro ou fora de casa, é fundamental estar atento em todos os momentos, desde uma simples brincadeira com tintas, não recomendadas para o uso infantil, até atividades ao ar livre, como passeios em parques ou mergulhos em piscinas, pois pode representar riscos à saúde ocular dos pequenos. Atentos a isso, os responsáveis poderão evitar acidentes. Dentro de casa, os produtos de limpeza e químicos em geral devem ficar fora do alcance das crianças.
“Qualquer produto de limpeza gera risco para a criança. Produtos que têm muito ácido e alcalinos, geralmente, são os piores. Então, por exemplo, um desinfetante às vezes é pior do que um sabão, porque o sabão só arde. Mas é importante tomar cuidado com qualquer tipo de produto de limpeza. Um produto com o qual os pais devem ter muita atenção são as tintas, porque o cal, na verdade, causa queimaduras mais graves no olho”, alerta a médica oftalmologista Ana Carolina Collier, do Instituto de Olhos do Recife (IOR).
Outros lugares que merecem atenção são os espaços públicos, reforça a especialista.
“Os parques, principalmente, exigem cuidado com traumas, como bater a cabeça ou o olho em algum lugar. Brincadeiras de jogar objetos uns nos outros, como tiros com espingardas de brinquedo, mesmo que sejam de bala de borracha, exigem muita atenção, pois qualquer lesão no olho pode ser grave, levando até à perda da visão. Então, deve-se ter um cuidado todo especial. Nas piscinas, especialmente as de locais públicos, clubes e prédios, a quantidade maior de cloro pode causar irritações. Se a criança já for alérgica, é preciso usar algum colírio antialérgico e lubrificante antes de entrar e após sair da piscina”.
Contudo, mesmo com muita atenção, acidentes podem acontecer, e, nesses momentos, é importante saber como agir. Ao primeiro sinal de que houve uma lesão mais grave nos olhos, a ida à emergência oftalmológica é imprescindível.
“Qualquer acidente em que caia algo dentro do olho, a família deve lavar bastante com água limpa e filtrada, para tentar remover o produto, e correr imediatamente para uma emergência oftalmológica. O sinal de que houve uma lesão mais grave depende da intensidade da dor e da sensibilidade à luz da criança. Normalmente, nesses casos, o principal órgão lesionado é a córnea, que é a primeira barreira do olho. A córnea é um local bastante sensível, e qualquer lesão nela desencadeia muitos sintomas. Então, a sensibilidade à luz, a fotofobia, e o olho avermelhado são sinais de que provavelmente ocorreu alguma lesão”, informa a oftalmologista Ana Carolina Collier.
As férias, momento de diversão, com os cuidados essenciais com os olhos das crianças, evitarão momentos de tensão e a ida à emergência oftalmológica. Isso garantirá dias divertidos, com muita alegria e tranquilidade para toda a família.



