Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Pobre Juan coopera para conservação do meio ambiente e geração de renda nas comunidades ribeirinhas da Amazônia

Uma das mais conceituadas casas de carnes no Brasil oferece opção do 'Pirarucu Amazônico'

Uma das mais conceituadas casas de carnes no Brasil, o Pobre Juan, famoso pelos cortes nobres preparados na parrilla argentina, volta às atenções para a preservação da natureza com a inclusão de um prato delicioso em que o ator principal é o pirarucu selvagem, um símbolo da Amazônia. O seu manejo, realizado há mais de 20 anos por comunidades ribeirinhas e indígenas da região, representa uma das iniciativas mais bem-sucedidas de conservação do meio ambiente e geração de renda para as populações locais.

Desde 2022, o restaurante aderiu ao trabalho da marca coletiva “Gosto da Amazônia", que tem como objetivo desenvolver os principais valores defendidos e praticados pelas instituições envolvidas neste processo: a preservação da natureza, comércio justo e transparente e desenvolvimento econômico local e social sustentável. É somente com a implementação de determinadas diretrizes, restrita a áreas pertencentes a Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Áreas de Acordos de Pesca, que a pesca do pirarucu é permitida.

O prato do Pobre Juan, 'Pirarucu Amazônico', além do peixe de água doce, é composto farofa crocante na manteiga de garrafa, arroz de coco, purê de banana e molho de moqueca. No Recife, além dessa rede brasileira de carnes, outros restaurantes que ajudam na preservação da natureza e que aderem ao trabalho realizado pela "Gosto da Amazônia" são Cais Rooftop, Oficina do Sabor e Tulasi Mercado Orgânico.

Veja também

Newsletter