Projeto “Existe um Homem Selvagem” vai debater sobre o patriarcado, LGBTfobia e racismo
O idealizador e poeta Hugo Dubeux, vai oferecer gratuitamente Oficina de Escrita Poética e ações literárias
O escritor e poeta Hugo Dubeux promoverá a circulação do livro de poesia de sua autoria intitulado “Existe um Homem Selvagem”, com a realização de ações gratuitas em espaços de fomento à cultura da capital pernambucana. A ideia é que o trajeto por onde se encaminhará o projeto semeie questionamentos sobre o patriarcado.
“Como homens se tornam homens? O que eles têm representado na sociedade? Ao mesmo tempo que opressores, que feridas lhes habitam?”. Esses são alguns questionamentos do autor a uma sociedade enrijecida em machismos, LGBTfobias, racismos.
No sábado (25), às 9h, o artista fará uma apresentação de sua obra literária, seguida de debate aberto com o público e recital poético, na Praça da Várzea, zona oeste do Recife, em parceria com o GEMA, grupo da psicologia na UFPE que pesquisa gênero e masculinidades. Haverá, ainda, a distribuição gratuita de alguns exemplares do livro para o público presente.
Também no sábado (25), às 14h, a ação de apresentação do livro e desdobramentos segue para a biblioteca comunitária da Associação Cultural Esportiva Social Amigos (ACESA ONG), no Alto José Bonifácio, com um momento de troca, diálogo aberto, roda de conversa, recital poético e partilha do processo criativo entre o escritor e os jovens integrantes da entidade, com idade acima de 16 anos. Lá também haverá a distribuição de alguns exemplares.
Em seguida, às 15h, o grupo terá a oportunidade de participar de uma oficina de escrita poética também ministrada por Hugo Dubeux. Já no dia 03 de junho, às 19h, uma oficina de escrita poética será ministrada pelo escritor de forma on-line, por meio da plataforma ZOOM, gratuitamente. No total, 20 vagas estão disponibilizadas para o público no geral e as inscrições podem ser efetuadas por meio do link disponível no Instagram de Hugo Dubeux (https://www.instagram.com/hugodubeux/) ou em seu site http://www.hugodubeux.com. Acontecerão, ainda, duas ações de debate do livro e oficina de escrita poética.
No dia 06 de junho (quinta-feira), iniciando às 9h, a escola EREM Amaury de Medeiros, em Afogados, receberá o projeto em parceria com a biblioteca comunitária Educ Guri, localizada no bairro da Mangueira. Esta biblioteca se compreende como “um lugar onde os livros ganham vida e a imaginação voa livremente”. É parceira por democratizar a literatura e defender a justiça social. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através do Núcleo do Cuidado Humano, receberá a ação possivelmente no segundo semestre.



