Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Quando o chocolate adoça o coração das pessoas e vira fonte de resiliência

Foi na arte de adoçar a vida das pessoas que Carol Camara (https://www.instagram.com/carolcamaradoces/) encontrou o caminho para a cura da depressão. Formada em Direito, a pernambucana que vive no eixo Rio-SP há 20 anos, começou sua jornada como confeiteira no Rio de Janeiro vendendo bolos de cenoura com brigadeiro - aqueles difíceis de se encontrar feito com cenoura de verdade e com gosto de casa vó - no Curto Café, local colaborativo. Com o boca a boca, iniciou as vendas em padarias artesanais. 

Ovo com wafer e ovomaltine
 
Resiliência

A partir daí, Carol tomou gosto pela área e começou a se especializar na área. Foi assistente da chef Dani Barreto (https://www.instagram.com/danibarretopatisserie/), durante os cursos que ela administrava em São Paulo e Rio de Janeiro. “Foi com Dani que desenvolvi a parte criativa que envolve esse tipo de negócio e fui me aperfeiçoando. Ela sentou comigo, dividiu segredinho e dicas diferenciadas. Com os doces me levantei emocionalmente e hoje consigo aliar prazer com o ganha pão”, explica Carol. Recentemente, ela fez curso online com chef Abner, Chocolatier da Callebaut Academy (https://www.instagram.com/chefabner/). 

Ovos diferenciados com frutas vermelhas e cream cheese
 
Barry Callebaut

Entre os diferenciais da recifense está a escolha por produtos e materiais de alta qualidade, como por exemplo, o chocolate nobre da Barry Callebaut, marca que produz o melhor chocolate belga e nacional. Além disso, os recheios dos ovos de Páscoa são artesanais e nada convencionais… Já imaginou ovo de Páscoa recheado com Frutas vermelhas e leite ninho? E outro com recheio Banoffe? Tem ainda com Creme de cream cheese, geleia artesanal de frutas vermelhas e Paieté Feuietine da Caebaut (massa folhada); outro recheado com camadas de bolo Red Velvet, um leve toque de geleia artesanal de frutas vermelhas e creme de cream cheese; além dos pouco mais "convencionais" com creme de Oreo; de Ovomaltine e waffer; Nhá Benta de Nutella; brownie e camadas de brigadeiro preto, bolo de cenoura e granulado Belga Caebaut.

Ovo diamante crocante
 
Tie Dye

Para as crianças, Carol preparou o Kit Mini confeiteiro que vem com a casca de chocolate branco ou preto com disquetes, granulado, calda de brigadeiro branca ou preta, marshmeow e colherzinha. De encher os olhos dos pequenos - e adultos - o ovo pintado à mão, o Tie Dye, podendo variar as cores, com a escolha de recheio de Nutella, Nutella crocante ou Ovomaltine crocante.
 
Pedidos

Em temporada para a Páscoa no Recife, Carol atualmente atende via whatsapp 21-981536507 com menu completo de Páscoa e também está com lembrancinhas à venda na Don Gennaro Cocina Italiana e no Barbaricco. 
 
Àgua

No Dia Mundial da Água celebrado, nesta segunda-feira (22), a Família Schurmann, que conta com o apoio global do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), promove o evento digital “Mulheres em Defesa dos Oceanos”. Entre os participantes Denise Hamú, representante do PNUMA no Brasil, Yanca Costa, surfista, Carolina Pecorari e Denise Hills (foto), diretoras de Sustentabilidade respectivamente da Ambev e da Natura.

Denisse Hills participa de encontro voltado ao Dia Mundial da Água

Voz dos Oceanos
“A poluição plástica invade nossos rios e praias. Um problema que precisa ser exposto, mas buscando também por soluções que envolvem todas as camadas da sociedade”, conta Heloisa Schurmann, da Voz dos Oceanos. Para acompanhar o debate, basta acessar, às 17h30, os perfis da Família Schurmann no Facebook ou no YouTube.
 
Semas

Uma série de atividades ambientais será promovida, hoje (22) até a sexta-feira (26), por meio de plataformas digitais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE). Em parceria com a Agência Ambiental CPRH, entra no ar uma programação especial para comemorar o Dia Mundial da Água. Haverá debates, webinário, exibição de vídeos, além de lançamentos de livro e audiolivro. 

Reflexão
“A água é um bem essencial para a vida no planeta. Por isso, é tão importante garantir a disponibilidade dela em quantidade e qualidade suficiente para todos. Isso passa pela conservação das nossas nascentes, mananciais, matas ciliares, reflorestamento de áreas degradadas e também do uso sustentável da água. Queremos que as atividades sejam ponto de partida para uma verdadeira reflexão e mudança de comportamento nas pessoas, levando o tema para o cotidiano e fazendo a diferença no seu próprio espaço”, diz o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti.

 

Veja também

Newsletter