Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Recife ganha espaço para aulas de gastronomia, o Arvo Ateliê

Pratos com plantas não convencionais são diferenciais do Arvo Restaurante

Dentro do mundo que se expande por trás das plantas alimentícias não convencionais, o ‘pai do termo Pancs’,  Valdely Kinupp, inova mais uma vez e cria o Sítio Panc. Trata-se de uma experiência gastronômica e botânica em que ele recebe pessoalmente visitantes para compartilhar conhecimentos.


Sítio Panc

Situado em Manaus, o sítio é voltado para o turismo pedagógico, em que o hóspede pode optar pelo day use ou a pensão completa num formato hostel com uma fazenda agroecológica à disposição. Por lá, uma grande diversidade de plantas em que o hóspede pode testar e provar uma cozinha mais saborosa. 

São José

Por aqui, a sugestão de Valdely é um tour pelo Mercado de São José ou a Feira de Caruaru. “Basta dar uma pequena caminhada e você já encontra uma grande variedade de plantas. O local é riquíssimo em iguarias comestíveis que dão maior sabor e nutrientes aos nossos pratos”, afirma o carioca Kinupp. 

Panc Online

Com a pandemia, a procura do seu Sítio Escola ficou restrito aos hóspedes da região, mas o doutor em fitotecnia - horticultura, Valdely Kinupp, também oferece curso online. Nas aulas do 'PANC – Dos Jardins Produtivos à Mesa', Kinupp, junto com Dr. Milton Padovan, traz 12 módulos com mais de 30 vídeo-aulas.

Prática

A dupla mostra dezenas de Panc e ensina tudo com aulas práticas gravadas no Sítio PANC, direto de Manaus. Depois a ideia é que o aluno possa usar seus conhecimento no seu jardim, horta, terreno ou até mesmo em vasos para quem mora em apartamento.

Arvo Ateiliê

Presencialmente, aqui no Recife, o grupo Arvo acaba de lançar o seu Ateliê, no primeiro andar do casarão no Torreão, onde funciona o restaurante. Será uma cozinha escola, onde serão ministrados cursos sobre diversos temas, para vários públicos. “As aulas serão para quem ama cozinhar, quer aprofundar conhecimentos, ampliar domínio e criatividade na cozinha”, afirma Pedro Godoy, que vai ministrar os cursos, junto com convidados.

Escola

A escola vai trazer oficinas com temas diversos, tanto voltados para amadores de cozinha como para profissionais. Entre algumas das opções variadas estão: panificação, princípios básicos da cozinha, como construir caldos, extração de sabores, harmonização de vinhos, sushi e mixologia. Tudo isso com profissionais das respectivas áreas. A grade de cursos do mês de março será lançada durante aula inaugural, no próximo dia 18. 

Poder público

“É preciso explorar gostos, aumentar os itens do cardápio. E tudo isso deve ser feito desde criança”, pontua o estudioso. Segundo ele, atualmente, as pancs parecem fazer parte da vida de apenas um guetho, uma bolha da sociedade. Para expandir esse conceito, o poder público deve colaborar com essa nova cultura, através da inserção de um cardápio mais nutritivo dentro das escolas públicas, ao invés de adotar um cardápio pobre em calorias e vitaminas.

TDN

“Essas novas atitudes, sem dúvida, irão refletir na saúde e imunidade dos brasileiros. E consequentemente, na menor procura pelo SUS”, pontua o biólogo. Segundo o Kinupp sofremos de TDN (transtorno de deficiência de natureza), conceito desenvolvido pelo escritor norte-americano Richard Louv. Segundo pesquisas reunidas por Louv, essa falta de contato com a natureza pode ter consequências físicas, mentais e emocionais. 

Natureza

O americano reúne pesquisas e argumentos que mostram que qualquer ser humano – especialmente na infância – precisa de experiências na natureza para se desenvolver e ficar saudável. Ele conta tudo isso em seu livro A última criança na natureza (The last child in the woods), que já vendeu mais de 500 mil exemplares e foi traduzido em 15 idiomas. (Em breve, trataremos sobre o tema em outra edição.)

 

 

Veja também

Newsletter