RenovaBR abre inscrições para o processo seletivo preparatório para as eleições de 2022
Uma pesquisa realizada pelo RenovaBR (https://www.instagram.com/renovabr/) e o Instituto Locomotiva revelou que o desejo de renovação política este ano está ainda maior do que no ano anterior entre os eleitores brasileiros. Em 2020, 82% defendiam que teria de haver uma renovação na política brasileira. Em 2021, esse número subiu para 96%.
Eleições 2022
Com isso, o programa de formação política RenovaBR abriu inscrições (https://renovabr.org) para o processo seletivo preparatório para as eleições de 2022 com algumas mudanças para garantir mais diversidade e equidade entre os candidatos. O programa é totalmente gratuito e para participar é preciso ter no mínimo 20 anos, ser brasileiro(a), estar em pleno exercício de seus direitos políticos, ser ficha limpa e nunca ter sido eleito(a) a qualquer cargo político em eleições gerais ou municipais. Desde o seu lançamento, em 2017, o programa já teve mais de 50 mil inscritos.
RenovaBr
Para quem não conhece, o RenovaBR é uma escola de democracia que prepara pessoas comuns para serem políticos fora do comum. A iniciativa seleciona e prepara cidadãos do país inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importa o partido ou o posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar gente disposta a dialogar e que tenha preparo e comprometimento.
O Recife é a capital da diplomacia consular do Norte-Nordeste com um hub de nove consulados gerais e 34 honorários, liderando a conexão internacional com potenciais parceiros comerciais de algumas das regiões economicamente mais dinâmicas do mundo. De olho nesse potencial e como parte das suas atividades à frente da coordenação estratégica das Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, a Vice-Prefeita Isabella de Roldão deu início a uma série de encontros com representantes dos Consulados Gerais de carreira presentes na cidade.
Culminância
As reuniões têm o propósito de fomentar iniciativas de cooperação socioeconômica, cultural e tecnológica entre o Recife e os respectivos países. As primeiras interações foram realizadas com os cônsules da China, da Argentina e da França. Depois, virão Reino Unido, Itália, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Portugal. Ao final da rodada de visitas individuais, no dia 18 de março, a Vice-Prefeita promoverá uma espécie de culminância com um evento híbrido para reunir o corpo consular e tratar de pautas comuns.
Eco verde
"Vamos estreitar nossos laços, trazendo benefícios para a nossa cidade com projetos concretos que permitam transferência tecnológica em áreas diversas, como educação, saúde, infraestrutura e sustentabilidade, entre outras ”, destaca Isabella de Roldão. Entre os principais assuntos tratados com o consul da China, Yan Yuqing, estão os projetos relacionados à economia verde e sustentabilidade, como a implantação de iniciativas de descarbonização/emissão zero de carbono e a despoluição e navegabilidade do Rio Capibaribe.
Eco criativa
No setor de tecnologia, o trabalho é pela aproximação entre o Recife e o Porto Digital com a cidade portuária de Shenzhen, localizada na província de Guangdong, considerada o Vale do Silício chinês. Já com o cônsul francês Hugues Fantou, o tom da conversa foi sobre a captação de recursos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para executar projetos nas áreas de transformação urbana sustentável e economia criativa.
Meio Ambiente
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, secção de Pernambuco (Anamma-PE), promove, nesta quinta-feira (11), às 10h, o Encontro de Secretário Municipais de Meio Ambiente de Pernambuco. O evento on-line visa apresentar as políticas estaduais de meio ambiente e as oportunidades para o desenvolvimento de ações articuladas com o Governo do Estado na defesa da natureza e na promoção do desenvolvimento sustentável. Na ocasião, também será lançado, pela Semas, um programa de capacitação direcionado aos gestores
municipais da área.
Palestras
Para reforçar o engajamento das prefeituras na ação ambiental, o evento traz uma palestra magna do líder da fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, sob o título “A importância dos Municípios para a Defesa do Meio Ambiente e a Sustentabilidade”. Além disso, o secretário José Bertotti fará uma exposição sobre "A Política Estadual de Meio Ambiente e as ações da Semas". O objetivo é que os representantes das prefeituras conheçam as principais linhas de trabalho em desenvolvimento e as oportunidades de iniciativas parceiras a serem construídas. Já o novo “Programa Estadual de Capacitação em Meio Ambiente – Sisemas” será detalhado pelo o superintendente da Semas, Bertrand Sampaio. O programa vai atender todas as regiões do estado.



