Suplemento Pernambuco lançará mensalmente contos com base científica
A parceria firmada tem como proposta a publicação de seis contos de ficção baseados em pesquisas apoiadas pelo Instituto Serrapilheira
Em defesa da divulgação científica e da cultura, o Suplemento Pernambuco lançará, em parceria com o Instituto Serrapilheira, o "Botão Vermelho", novo conteúdo mensal, em suas páginas. A parceria firmada tem como proposta a publicação de seis contos de ficção baseados em pesquisas apoiadas pelo instituto.
O Instituto Serrapilheira nasceu em 2017, com sede no Rio de Janeiro, para valorizar a pesquisa e divulgar o conhecimento das áreas das ciências naturais, da computação e matemática. Já o Suplemento Pernambuco é um jornal literário editado pela Cepe, em Pernambuco. Sem circulação impressa por causa da pandemia, a publicação mensal deve voltar em setembro deste ano com uma nova edição.
O projeto "Botão Vermelho" tem curadoria da pesquisadora Carol Almeida, que selecionou Socorro Acioli, Fábio Kabral, Ana Rüsche, Itamar Vieira Júnior, Antônio Xerxenesky e Eliana Alves Cruz para narrativas em torno das pesquisas científicas - as quais serão escolhidas por ela também.
Leia também
• Cepe realiza lançamento virtual do livro "Um espião silenciado”
• Cepe promove debate sobre cinema nacional
• Cepe lança coletânea de livros sobre Augusto Rodrigues
“Esse projeto é um exercício de fabulação que ressalta a importância da ciência. Procuro nas pesquisas científicas faíscas poéticas que sirvam de pano de fundo para a construção de uma ficção e as sugiro aos autores. Há aqueles mais ligados em ficção científica, outros flertam com o realismo mágico, uns ainda adicionam dados históricos”, conta Carol.
"Parte da nossa missão é fomentar uma cultura científica no Brasil, ou seja, que a ciência esteja presente no debate público não só como notícia e comunicação de resultados, mas também como um elemento da imaginação e do repertório cultural da sociedade", afirma Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira.
“Trazemos a união das duas áreas mais atacadas pelos governantes neste momento. E a militância pela cultura é uma marca do Suplemento Pernambuco. Além disso, ter uma parceria com o Serrapilheira é muito importante”, afirma o editor da Suplemento Pernambuco, Schneider Carpeggianni.

