Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Dublagem

Dubladora de Edna Moda de 'Os Incríveis', Nádia Carvalho morre aos 67 anos

Atriz também fez sucesso interpretando Santinha Pureza, da 'Escolinha do Professor Raimundo'; causa da morte estaria relacionada a um AVC

Nádia Carvalho, dubladora, faleceu nesta segunda-feira (11), aos 67 anosNádia Carvalho, dubladora, faleceu nesta segunda-feira (11), aos 67 anos - Foto: Reprodução/Instagram

Dubladora de personagens icônicos da animação, como Edna Moda de "Os Incríveis", a mãe de Dexter de "O Laboratório de Dexter", Fa Li , de "Mulan", a Babá dos "Muppet Babies" e a avó do Sid em "A era do gelo", Nádia Carvalho morreu nesta segunda-feira (11), aos 67 anos. A notícia foi compartilhada nas redes sociais pelo dublador Marco Ribeiro. A família não divulgou a causa da morte, mas segundo informações compartilhadas pelo também dublador o dublador Fernando Mendonça, Nádia teria sido vítima de complicações relacionadas a um AVC, que ela havia sofrido há alguns dias.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Dublapédia Brasil (@dublapediabrasil)

Como atriz, seu papel mais famoso foi a Santinha Pureza, da "Escolinha do Professor Raimundo", onde fez sucesso com o bordão "Mas eu gostcho!". Nádia também fez participações em programas da TV Globo como "Caso verdade", "Tele-tema", a série "Memórias de um gigolô" (1986), nos humorísticos "Chico Anysio Show" e " Zorra Total" e nas duas versões do " Sítio do Picapau Amarelo".

Nádia também se destacou ao dublar personagens interpretados por Diane Keaton, Queen Latifah, Emma Thompson, Bette Midler e Pam Grier. Filha do também ator Rafael de Carvalho (1918-1981), ela integrou o elenco de espetáculos de teatro de revista nos anos 1970 e 1980, como "Rio de cabo a rabo" e "A tocha na América".

Colegas dubladores lamentaram a perda nas redes. Em seu perfil no Instagram, Hélio Ribeiro escreveu: "Infelizmente a semana começa com uma péssima notícia: Faleceu hoje a nossa queridíssima Nádia Carvalho. Muito triste perder uma pessoa tão boa e de um talento enorme. Descanse em paz, minha querida amiga! Você ficará para sempre na nossa memória e nos nossos corações". Fernando Mendonça também lembrou a colega: "Que brilhe lá em cima como brilhou aqui".

Veja também

Newsletter