Fabiana Karla volta ao cinema para viver a cozinheira Pérola em "Uma pitada de sorte"
A pré-estreia da comédia "Uma Pitada de Sorte", será nesta terça-feira (13), no Recife, com recepção às 20h30 e exibição às 21h, no Cinemark do RioMar Shopping. O lançamento nacional será próxima quinta-feira (13)
A atriz pernambucana Fabiana Karla volta a estrelar no cinema, agora interpretando a protagonista Pérola, no filme “Uma Pitada de Sorte”, comédia romântica dirigida por Pedro Antônio. A pré-estreia será nesta terça-feira (13) no Recife, com recepção às 20h30 e exibição do início da sessão às 21h, no Cinemark do RioMar Shopping. A produção é assinada por Gláucia Camargos, em uma parceria com a Downtown, Paris, Globo Filme e Telecine. O filme será exibido na próxima quinta-feira (13), em todo o Brasil.
O enredo conta a história da carismática Pérola, que sonha em abrir seu próprio restaurante, mas precisa enfrentar muitos percalços para realizar seu desejo. Nada parece que vai dar certo para a moça e ela vive tão assoberbada que nem percebe que seu melhor amigo, Lugão (Mouhamed Harfouch), é completamente apaixonado por ela.
Leia também
• "Don't worry darling": entenda as tensões nos bastidores do novo filme de Harry Styles
• Filme mineiro "Marte Um" é escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar
• "Um tira da pesada": Eddie Murphy é visto no set do novo filme
Preparação
Fabiana conta que a preparação para a personagem teve direito a aulas com o chef uruguaio Esteban Rovira. “(Ele) que me ensinou desde o mise en place (organização dos ingredientes) ao empratamento e assistindo a muitos filmes para entender como são os ângulos…Fazer algo mais crível. E também lembrei muito do meu tempo de teatro infantil na Cia do Sol onde eu fazia vários personagens, já que a Pérola faz festas infantis”, conta.
A atriz revela que no processo de construção do papel, também encontrou semelhanças de Pérola em sua personalidade. “Sempre que fazemos um personagem a gente empresta um pouco de nós e o personagem deixa algo na gente… Acho que em comum temos a mesma força de vontade e a persistência pelos nosso sonhos”, aponta.
A batalha por um sonho
No filme, Pérola trabalha à noite como cozinheira em um restaurante que não valoriza seu talento e ainda encara uma jornada dupla de tirar o fôlego. Para não decepcionar a mãe, Gina (Jandira Martini), que tem uma empresa de festas infantis, ela topa se vestir a caráter para fazer o papel de animadora dos eventos. Até que um dia sua sorte parece que vai mudar, quando ela é selecionada para participar de um programa de televisão, como assistente de Diego, um renomado (e sedutor) chef de cozinha, interpretado pelo ator argentino Ivan Espeche.
Filmado no Rio de Janeiro e em Niterói, o longa também reúne no elenco Regiane Alves, JP Rufino, Flávia Reis, Pablo Sanabio e Pedroca Monteiro. "Uma Pitada de Sorte" tem produção da Melodrama Produções, coprodução da Globo Filmes e do Telecine e distribuição da Downtown Filmes.
Universo da gastronomia
Fabiana conta que já se interessava por produções audiovisuais que envolvem gastronomia. “Gosto de 'Como Água para Chocolate', 'Burnt', 'A 100 passos de um sonho'", comenta a atriz.
Além disso, ela afirma já ter intimidade com o universo da culinária, sobretudo a típica do Nordeste, que serviu de laboratório para a produção. “Sempre gostei de cozinhar e com a nossa culinária nordestina fica fácil, pois a gente tem comida como herança, né?
Quando fui convidada para esse projeto, eu convidei meu diretor Pedro Antônio para vir ao Recife e mergulhar comigo na nossa gastronomia, que é tão rica. Levei ele pra conhecer Anna Corina Ribeiro, César Santos e fomos no Parraxaxá. Achei que era preciso. E foi valioso”, relata. “Gosto de fazer cuscuz, bolo, feijão, macarronada, mas tudo o que faço é sem compromisso. É só de rompante, sem obrigação, mas quem come gosta”, brinca.
Antes da pandemia
As filmagens ocorreram entre 2017 e 2018, antes da pandemia. Até a estreia, a equipe do filme precisou lidar com a espera. “Precisamos fazer os projetos e entregar a Deus! (risos). Fazer cinema no Brasil não é fácil e quem trabalha no meio artístico se acostuma com essa “ansiedade", pois os processos são assim mesmo, demorados. O que vocês assistem, às vezes, uma cena de um minuto demora muito pra ser feito e editado e tem um monte de profissionais envolvidos… Mas, a delícia de tudo é quando finalmente chega a estreia!”, vibra.
Fabiana espera que o filme passe uma mensagem de esperança para o público. “Que persistam nos seus sonhos e não tentem agradar a todos! Mas persistam e lutem pelo que desejam nas suas vidas e o universo ajuda te dando 'Uma pitada de sorte'", deseja.
Novos projetos
Segundo a atriz, seus próximos trabalhos estão sendo abrigados pela Amazon para o Prime Video onde atualmente está contratada como showrunner, creator e atriz. “Por questões contratuais não posso falar muito só que já tenho dois pernambucanos como head de duas salas minhas, Chico Amorim e Rodrigo César e Pernambuco está sempre no meu radar para projetos, pois a minha raiz alimenta a minha criatividade”, conta.
Serviço
Pré-estreia de “Uma pitada de sorte”, de Pedro Antônio, estrelado por Fabiana Karla
Terça-feira (13), às 20h30, no Cinemark do RioMar Shopping
Estreia nacional: Quinta-feira (15/09)

