Morre o ator Richard Chamberlain, galã dos anos 60, aos 90 anos
Ele ficou famoso por seus papéis nas minisséries de televisão "Pássaros Feridos", "Dr. Kildare" e "Shogun"
O ator Richard Chamberlain, famoso por seus papéis nas minisséries de televisão "Pássaros Feridos", "Dr. Kildare" e "Shogun", morreu no sábado aos 90 anos, informou a imprensa americana neste domingo (30).
Chamberlain morreu em Waimanalo, Havaí, por complicações derivadas de uma apoplexia, reportou a publicação especializada Variety.
"Foi o Shogun original. Foi o Jason Bourne original. Foi, para uma geração, a quintessência do galã", o homenageou nas redes sociais seu amigo e também ator David Havasi.
Com sua aparência de menino e correto, e a ambição de ser levado a sério, Chamberlain teve uma carreira extraordinária.
Leia também
• Morre Marcos Vilaça, imortal da ABL, aos 85 anos
• Morre a escritora e imortal da ABL Heloisa Teixeira, aos 85 anos
• Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, após mais de 80 dias hospitalizado
Além de seu trabalho em séries de televisão populares, fez musicais em teatros e também papéis clássicos, com destaque para uma interpretação de Hamlet em Birmingham, Inglaterra.
No cinema, encarnou Aramis, de "Os Três Mosqueteiros (1973), e Allan Quatermain em "As Minas do Rei Salomão" (1988). Em 1988, foi o primeiro Jason Bourne da série de TV "A Identidade Bourne".
Ganhador três vezes dos Globos de Ouro por seus papéis em "Pássaros Feridos", "Dr. Kildare" e "Shogun", Chamberlain se estabeleceu no Havaí em 1990.
Em sua biografia em 2003, Chamberlain contou que era homossexual. Seu companheiro de muitos anos foi Martin Rabbett, a quem conheceu durante a filmagem de "Allan Quartermain e a Cidade do Ouro Perdida".

