Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Alemanha celebra unificação no Recife

Próximo dia 3 faz 28 anos da reunificação da Alemanha, e o consulado geral do país para o Nordeste celebra a data esta sexta-feira

Fachada do Cais do SertãoFachada do Cais do Sertão - Foto: Divulgação

28 anos. Esse foi o tempo que o Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria, se manteve em pé até ser derrubado pelo povo alemão em 1990. Sua queda representa o desmantelamento da Cortina de Ferro e a reunificação da Alemanha que, por décadas, foi dividida entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. Agora, em 2018, o país celebra 28 anos do fim da sua política de separação no próximo dia 3. Para comemorar o Dia da Unidade Alemã, feriado nacional alemão, o Consulado Geral da Alemanha para o Nordeste no Recife promove nesta sexta-feira (28) cerimônia em memória à data. O evento marca também os 150 anos da presença da instituição no Estado e acontece no Museu Cais do Sertão.

Nós temos que nos lembrar dos homens e mulheres que 28 anos atrás derrubaram o Muro de Berlim e defenderam a democracia. Eles nos servem de exemplo. O Dia da Unidade Alemã é uma ótima oportunidade para refletirmos que a democracia precisa de encorajamento”, disse a Cônsul Geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning. “Democracia para nós não é natural, temos que lutar para preservá-la”, ponderou.

Para Könning, a ocasião também é momento de lembrar a volta do país ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. “A Alemanha reunificada encara essa confiança da comunidade internacional como um mandato para, em conjunto com todos os parceiros, continuarmos a fortalecer todos esforços em prol da paz e segurança do mundo”, disse.

Leia também:
Alemães não escondem e aprendem com o passado


Por contemplar todos os estados do Nordeste sob sua jurisdição, o Consulado realiza a festa em cidades diferentes a cada ano. De acordo com a cônsul, o aniversário do órgão no Recife contribuiu para a definição do Cais do Sertão como local da cerimônia. “Escolhemos o Museu para incluir simbolicamente nessa festa todos os nove estados da região. É um belo espaço que presta sua homenagem à cultura e ao povo sertanejo brasileiro”, falou.  Könning antecipou ainda a possibilidade de novas colaborações como a realização de aulas de alemão para alunos de escola pública; com traduções de legendas dos objetos expostos.

Veja também

Newsletter