Chefe da Comissão Europeia e Trump tiveram boa conversa no domingo (6), diz porta-voz
A Comissão corre contra o tempo para chegar a um acordo com o governo dos EUA sobre a nova política comercial de Washington, baseada em tarifas pesadas
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram uma boa conversa telefônica no domingo, disse um porta-voz da instituição nesta segunda-feira (7).
Os dois dirigentes tiveram uma "boa conversa", disse o porta-voz Stefan De Keersmaecker, que acrescentou que "o trabalho continua" nas negociações para evitar uma guerra comercial.
Leia também
• Trump ameaça com tarifa adicional de 10% a países que se "alinharem" ao Brics
• EUA: tarifas devem entrar em vigor em 1º de agosto para países sem acordos
• Brics expressa 'sérias preocupações' com aumento de tarifas
A Comissão corre contra o tempo para chegar a um acordo com o governo dos EUA sobre a nova política comercial de Washington, baseada em tarifas pesadas.
Se nenhum acordo for alcançado, a tarifa padrão sobre as importações da União Europeia poderá dobrar para 20% ou até mais, já que Trump chegou a ameaçar 50%.
De Keersmaecker disse que o trabalho continua "em todos os níveis" para chegar a um acordo e que von der Leyen está em contato com os líderes da UE.
No domingo, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, anunciou que as tarifas americanas entrarão em vigor em 1º de agosto se os parceiros comerciais não chegarem a um acordo.
De acordo com a Comissão, o esforço é para chegar a um acordo de princípio até 9 de julho.

