Congresso vai buscar solução para o IOF sem aumento de alíquota, diz Motta
Motta se reuniu ontem com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, para tratar do tema
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quarta-feira que o Congresso vai buscar resolver o impasse em torno do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sem aumento de alíquotas.
Motta se reuniu ontem com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, para tratar do tema.
Foi um primeiro encontro após a decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) que suspendeu tanto o decreto do governo quanto a suspensão do ato determinada pelo Congresso. Moraes marcou também uma audiência de conciliação para a semana que vem.
Leia também
• MP de compensação do IOF seguirá separada do projeto de isenção do IR, diz relator
• IOF não se presta à finalidade de fazer política monetária, diz Galípolo na Câmara
• Reunião entre governo e Congresso retoma diálogo sobre IOF, mas é inconclusiva
— Tenho conversado com os líderes para a solução das contas. Sendo extremamente preciso, vamos buscar resolver essa situação sem aumento de alíquota. As saídas são muitas — disse.
Segundo ele, a reunião de ontem foi a retomada do diálogo.
— Não há o interesse do legislativo em usurpar o poder do executivo. O ministro tem que propor soluções. Isso deve ser conversado ao longo da semana com a equipe econômica.

