Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ARCABOUÇO FISCAL

Desafios fiscais não podem impedir avanço da infraestrutura do País, diz ministro Renan Filho

"Temos que encontrar um caminho para este País investir mais forte", afirmou o ministro

O ministro Renan FilhoO ministro Renan Filho - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que o Brasil precisa seguir aumentando seus investimentos em infraestrutura "independentemente das condições fiscais". Durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, o ministro cobrou aos parlamentares sensibilidade ao tema.

"Temos que encontrar um caminho para este País investir mais forte", afirmou Renan Filho.

Antes do apelo, o ministro apresentou dados dos investimentos em rodovias e ferrovias ao longo dos últimos dez anos.

Primeiro, apontou queda ininterrupta entre 2016 e 2021. Na sequência, comparou as cifras públicas aportadas entre 2019 e 2022, no governo anterior, e nos dois primeiros anos do atual comando. Foram R$ 32,2 bilhões na gestão passada e R$ 30 bilhões na soma de 2023 e 2024.

"Na média, temos o mesmo volume de investimentos em infraestrutura que o Uruguai, que tem produção e população muito menores. O erro não está no Uruguai, está no Brasil", disse Renan Filho.

Ele destacou que a produção agrícola do País segue em rota de crescimento, precisando de infraestrutura de transportes em linha. "Investimentos devem observar a participação do privado e público."


 

Veja também

Newsletter