EUA devem responder por quase um terço da retomada do consumo de petróleo em 2021
A agência de informações de energia do país estima que os EUA vão consumir neste ano, em média, 19,5 milhões de barris de petróleo por dia
Os Estados Unidos devem ficar na dianteira da recuperação do consumo de petróleo e derivados neste ano, responsáveis por quase um terço do crescimento estimado, segundo análise do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) com dados da EIA (agência de informações de energia dos EUA).
A retomada do setor se baseia na melhora da previsão do FMI sobre a economia mundial. No mês passado, a instituição afirmou que o PIB global deve crescer 6% em 2021, quase um ponto percentual a mais do que o previsto seis meses antes.
A agência americana estima que os EUA vão consumir neste ano, em média, 19,5 milhões de barris de petróleo por dia, o que representa aumento de 8% na comparação com 2020 e chega ao patamar pré-pandemia.
Leia também
• Petrobras diz acreditar em licença para explorar petróleo na foz do Amazonas
• Distribuição de royalties e participações sobre produção de petróleo batem recordes, diz ANP
• Produção de petróleo na Bacia de Santos ultrapassa 70% do total nacional
Pela projeção, a China segue relevante. O consumo de petróleo e derivados no país subiu 1,7% no primeiro trimestre em relação a igual período de 2020, e ficou em 15 milhões de barris por dia. Até o fim do ano, deve atingir 15,4 milhões.

