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Obras

Governo de Pernambuco assina ordem de serviço para início da dragagem do canal interno de Suape

O custo total da obra é de mais de R$ 199,7 milhões com recursos do Ministério de Portos e Aeroportos e do Governo do Estado

Governo de Pernambuco assina ordem de serviço para início da dragagem do canal interno de SuapeGoverno de Pernambuco assina ordem de serviço para início da dragagem do canal interno de Suape - Foto: Divulgação

Com custo total de mais de R$ 199,7 milhões, o Governo de Pernambuco assinou a ordem de serviço para o início da dragagem do canal interno do Complexo Industrial Portuário de Suape. Do montante, R$ 100 milhões são recursos do Ministério de Portos e Aeroportos, por meio do Programa de Aceleração Econômica (PAC3), e mais de R$ 99,7 milhões do próprio Estado.

A autorização para a mobilização das dragas ocorreu na última sexta-feira (27). O serviço é fundamental para permitir a atracação, com segurança, de porta-contêineres de 366 metros de comprimento e de outras embarcações de classe mundial com capacidade máxima de carga.

O prazo para conclusão da dragagem do canal, que será aprofundado para 16,2 metros, é de seis meses, prevendo a remoção de 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos. O mesmo contrato contempla a dragagem e a manutenção da bacia de evolução e dos Píeres de Granéis Líquidos (PGLs) 3A e 3B, para aprofundamento até 18,5 metros. 

Competitividade
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a obra é importante para aumentar a competitividade do Porto de Suape. 

"Ampliando o calado operacional com a dragagem, o porto poderá receber com mais segurança grandes navios, gerando mais negócios e mais empregos. Vale ressaltar que além da dragagem do canal interno, já fizemos a dragagem do canal externo e estamos finalizando as obras de recuperação do molhe do Porto. Esse é o compromisso da gestão Raquel Lyra. Estamos trabalhando e investindo muito em infraestrutura portuária para tornar os nossos portos mais competitivo", ressaltou. 

Após a conclusão dos serviços, Suape terá o maior calado operacional para navios de contêineres entre os portos públicos brasileiros e o segundo maior calado operacional do País para granéis líquidos. Os sedimentos removidos serão encaminhados para área de bota-fora, operação já licenciada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Todas as autorizações já foram concedidas.

“Essa importante intervenção se soma à conclusão da dragagem do canal externo, cujas obras foram finalizadas em abril passado, com a profundidade de até 20 metros. Com isso, Suape dá um grande passo para potencializar a operação de todos os píeres e cais, além dos dois terminais de contêineres do atracadouro, o Tecon Suape e o APM Terminals (que começará a operar em 2026)”, pontuou o gestor da estatal pernambucana, Marcio Guiot. 

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