Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ECONOMIA

Haddad e Gleisi participam de reunião com líderes para discutir alternativa à alta do IOF

Encontro tem o objetivo de definir medidas que permitam revogar elevação do tributo

Fernando HaddadFernando Haddad - Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, chegaram no começo da noite deste domingo à residência oficial da presidência da Câmara para discutir alternativas ao aumento nas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), após forte reação negativa no mercado financeiro e no setor produtivo.

Participam da reunião líderes de partidos na Câmara e no Senado, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Da Câmara, estão presentes os líderes:

E do Senado, foram ao encontro:

No sábado, Motta havia afirmado que, a depender do resultado da reunião, poderia pautar Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que busca sustar os efeitos do aumento do IOF na próxima terça. No entanto, há uma expectativa, até mesmo entre empresários, de que se chegue a um consenso.

A proposta de elevar o IOF surgiu diante de um desequilíbrio nas contas públicas, com queda na estimativa de receitas para este ano. O objetivo era utilizar o aumento no imposto para arrecadar recursos suficientes para cumprir as regras do arcabouço fiscal. Agora estão sendo debatidas medidas, tanto estruturantes quanto de curto prazo, para compensar uma revogação da alta do imposto.

Veja abaixo as medidas em debate:

Veja também

Newsletter