JBS anuncia acordo para a compra de ativos da americana TriOak, produtora de suínos
Empresa também é fabricante de rações e comerciante de grãos; está entre as 15 maiores do setor nos EUA
A JBS, maior processadora de carnes do mundo, anunciou nesta sexta-feira (2) que, através da JBS USA, fechou acordo para adquirir ativos da TriOak Foods, produtora de suínos, fabricante de rações e comerciante de grãos com sede no meio oeste dos EUA. O valor do negócio não foi revelado.
Segundo comunicado ao mercado, o acordo para a aquisição é decorrente do longo relacionamento entre a JBS USA e a TriOak, fundada em 1951. A JBS USA tem sido, nos últimos cinco anos, compradora exclusiva dos suínos da TriOak.
Segundo o site da TriOak, a empresa possui escritórios corporativos em Oakville e Ames, no Iowa, três fábricas de ração, quatro elevadores de grãos, operações de suínos em Iowa, Illinois, Colorado e Oklahoma.
Leia também
• Uber não vai fazer demissões, diz CEO da empresa
• Gigante brasileira JBS fecha filial de substitutos da carne nos EUA
• JBS contrata primeiro diretor Global de Sustentabilidade
A TriOak também tem parcerias com mais de 300 fazendeiros para criação de porcos. TriOak é uma empresa familiar, que está na segunda geração, e se transformou em um dos 15 maiores produtores de suínos nos EUA.
"Ao adquirir a TriOak Foods, a JBS USA garante acesso a um fornecimento consistente de carne suína premium, principalmente nas instalações de produção em Ottumwa, Iowa e Beardstown, Illinois, fortalecendo a sua capacidade de fornecer produtos suínos de alta qualidade aos consumidores norte-americanos", diz a empresa no comunicado.
A JBS tem forte atuação nos EUA. Além da produção de carne bovina, a JBS USA Pork é a segunda maior produtora mundial de carne suína. Produz itens in natura, pré-embalados e prontos para consumo, como bacon, presunto, carnes fatiadas e cortes suínos.
A empresa tem aproximadamente 11 mil colaboradores. Em 2017, a JBS adquiriu a americana Plumrose, de carne suína. No total, são cinco unidades de processamento de suínos, duas unidades de genética, dois centros de distribuição e oito unidades de alimentos preparados.
A receita líquida da divisão JBS USA Pork foi de R$ 10,4 bilhões, no segundo trimestre deste ano, 3,2% menor que o no mesmo período de 2021.

