Leilão de arte online arrecada fundos para reforma do prédio da ACP
Cícero Dias, Francisco Brennand, José Cláudio e Reynaldo Fonseca são alguns dos artistas que integram o catálogo do evento
Na próxima quinta-feira (13/05), às 20h, acontecerá o Leilão ACP, com o intuito de arrecadar fundos para a realização de reformas estruturais no Palácio do Comércio, prédio-sede da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), localizado em frente ao Marco Zero, no Centro Histórico do Recife. Com curadoria assinada pela Garrido Galeria, estão presentes no catálogo do evento obras de autoria do Acidum Project, Antônio Mendes, Badida, Cícero Dias, Daniel Samico, Francisco Brennand, João Câmara, José Carlos Vianna, José Cláudio, Mané Tatu, Marcelo Peregrino, Pedro Melo, Reynaldo Fonseca, Wellington Virgolino, entre outros.
“Alexandre Barbosa, nosso diretor de patrimônio, buscou pessoas capacitadas que pudessem nos atender com essa finalidade de levar arte para os nossos associados e o público em geral. Cerca de 20% do valor arrecadado será destinado a reparos emergenciais no prédio, principalmente no rooftop”, explica Tiago Carneiro, atual presidente da ACP. Considerando as medidas de segurança em decorrência da pandemia, o leilão será transmitido pelo canal da Garrido Galeria no YouTube, e os participantes deverão dar seus lances através do grupo Leilão ACP no WhatsApp, que conta com 250 vagas. Para participar, basta enviar uma solicitação de entrada no grupo.
SOBRE A INSTITUIÇÃO
A ACP é a mais antiga e emblemática entidade associativa do setor empresarial de Pernambuco. Fundada em 1839, atua no fortalecimento do setor empresarial privado, bem como na promoção de projetos e políticas públicas de interesse do desenvolvimento econômico e social do estado. Inaugurado em 1915, o atual prédio-sede da ACP foi tombado pelo IPHAN como bem cultural material integrante do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Com estilo arquitetônico clássico-eclético, todos os forros e paredes contam com adornos. Na fachada, há diversos ornatos e sacadas, além das janelas e portas feitas de madeira e vidros decorados. Ganham destaque o conjunto de vitrais, os lustres e a escadaria inglesa bifurcada de ferro fundido e corrimão em madeira de carvalho. O local abriga, ainda, uma coleção de livros e jornais que revelam o protagonismo da economia pernambucana. A entidade também recebeu importantes figuras históricas, como D. Pedro II, Santos Dumont, Joaquim Nabuco, Rosa e Silva e Barão do Amazonas.
Em 2020, iniciou uma parceria com o Conservatório Instituto Artes Sol Maior, quando o projeto musical ganhou um espaço dentro do prédio. Em janeiro de 2021, sediou a Expo Arte Sol Maior In Concert, uma mostra sensorial de artistas pernambucanos, com esculturas, pinturas, fotografias e música.
Empreender intervenções de conservação e restauro no Palácio do Comércio significa perpetuar a sua história, valor arquitetônico e, sobretudo, seguir a sua conjuntura de edifício vivo. Muito mais do que observá-lo de fora, é fazê-lo observatório da cidade, dada a sua localização e permissividade de democratização da cultura.
SERVIÇO
Leilão ACP
Curadoria: Garrido Galeria
Data: 13 de maio de 2021 (próxima quinta-feira)
Horário: 20h
Transmissão pelo YouTube: https://bit.ly/3y2skHk
Lances pelo WhatsApp: https://bit.ly/3eEUwrS

