Nova L200 Triton Sport da Mitsubishi: uma experiência de design, diversidade e tecnologia
Modelos da L200 Triton Sport da Mitsubishi 2019 já estão à venda em todo Brasil nas versões HPE-S, HPE, GLX, GLS e GL
CATALÃO (GO) - Maior diversidade, design mais simpático e mais tecnologia. De olho no crescente público consumidor de picapes no Brasil, a Mitsubishi comemora 20 anos de produção de sua L200 Triton Sport na fábrica instalada em Goiás com o lançamento da linha 2019. A apresentação oficial dos modelos, que já estão disponíveis nas revendas de todo o País, aconteceu na última semana na planta de Catalão em uma oportunidade inédita para a imprensa conhecer em detalhes todo o seu processo de produção. A Folha de Pernambuco esteve lá para conferir e testou a nova L200.
As mudanças começam pela ampliação do leque de opções, que contempla desde o cliente que simplesmente prefere uma picape a um hatch, sedã, SUV ou station wagon, passando por um habitué de viagens ou de percursos off-road, até um indivíduo ou empresa que necessita de um veículo para trabalhos pesados. Os antigos modelos HPE e HPE Top ganharam um upgrade. A linha completa traz agora as versões HPE-S, HPE, GLX, GLS e GL. Cada uma mira um perfil de consumidor.
A menina dos olhos, claro, é a versão topo de linha, HPE-S, com mais inovações. É a única a contar com novas rodas aro 17” (as demais continuam com 16”). O sistema multimídia (ausente só na GL) também foi aperfeiçoado e possui tela de 7”, conexão wi-fi, AndroidAuto & Apple CarPlay e os apps Waze e Spotify. Assim como no modelo HPE, a tração Super Select traz como diferencial o 4x4 tempo integral.
Outros investimentos pesados dizem respeito ao design e ao conforto. Para deixar para trás de vez a fama de patinho feio da categoria, a marca dos três diamantes investiu em uma nova identidade visual por meio de mudanças sutis, como na grade frontal e na sofisticação de componentes internos e externos que, no conjunto, dão um visual muito mais simpático à L200.
O coração da máquina, um dos trunfos da Mitisubishi, também mudou - e é o mesmo que equipa toda a linha. Primeira picape média no mundo com motor de alumínio, a L200 traz a nova versão 2.4 litros, com 16 válvulas, 2.442 cilindradas, potência máxima de 190 CV e torque máximo de 43,9 kgf.m - o que o fabricante garante ser traduzido em redução na taxa de compressão, no nível de ruído e de vibração, no consumo de combustível e nas emissões de gás carbônico. A transmissão, igualmente renovada, é automática nos modelos HPE-S, HPE e GLS, com cinco marchas e até vinte combinações.
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A linha chega ao mercado por R$ 174.990 (HPE-S), R$ 154.990 (HPE), R$ 137.990 (GLS), R$ 126.990 (GLX) e R$ 120.990 (GL). Com três anos de garantia, é oferecida nas cores branco alpino, branco fuji, prata rodhium, prata cool, cinza londrino, preto ônix, vermelho rubi, marrom cacau e azul petróleo.
A Folha foi para a estrada - e para fora dela, numa trilha off-road - com a L200 Triton Sport HPE-S. A boa surpresa foi a constatação de que todos os aspectos que o fabricante vende como positivos para o cliente correspondem na prática. A começar pela facilidade de rodar, mesmo para quem está optando pela primeira vez por um veículo do gênero (picape, automática etc.). A condução é bastante intuitiva. Outro item importante, o da segurança, responde em alto rendimento. Mesmo nos terrenos mais difíceis, a L200 demonstra total estabilidade deixando os ocupantes sossegados contra qualquer surpresa desagradável - embora seja sempre bom lembrar de que a direção mais segura é prudente. Por fim, para fechar o pacote de tranquilidade, mesmo no terreno off-road mais árduo, dentro da cabine da HPE-S, fechada e com o ar-condicionado ligado, no que diz respeito ao conforto, motorista e passageiros se sentem como se estivessem em um modelo sofisticado.

