Opep+ antecipa aumento da produção de petróleo pelo segundo mês seguido
Meta de junho sobe para 31,375 milhões de barris por dia, patamar previsto só para outubro
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) anunciou neste sábado (3) que vai acelerar novamente o aumento da produção de petróleo. Em junho, o grupo elevará em 411 mil barris por dia o volume produzido, repetindo o ajuste de maio.
Com a revisão, a meta para o próximo mês sobe para 31,375 milhões de barris por dia — patamar que, no plano original, só seria alcançado em outubro. A decisão antecipa o cronograma de alta gradual iniciado em abril, que previa um acréscimo total de 2,2 milhões de barris por dia até o fim de 2026.
Leia também
• Petróleo fecha em queda em meio a temores sobre possível aumento da oferta pela Opep+
• Petróleo fecha em alta de quase 2%, após Trump ampliar pressão sobre Irã e produção da Opep
• Trump diz que EUA impuseram sanções ao petróleo do Irã
A Opep+ justificou a aceleração com base em “fundamentos saudáveis do mercado” e “estoques baixos”, apesar da recente queda no preço da commodity e da expectativa de menor demanda global. O grupo reforçou que os aumentos podem ser “pausados ou revertidos” conforme as condições de mercado.
A entidade também destacou que a medida permitirá acelerar a compensação dos países que produziram abaixo das cotas nos últimos meses. A próxima reunião para definir os níveis de produção de julho está marcada para 1º de junho.

