Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia

Serviço de computação em nuvem do Google tem pane global

Plataformas como Spotify, Nubank e Discord também apresentaram falhas nesta terça-feira (8)

Google Google  - Foto: Robyn Beck / AFP

Uma pane global no serviço de computação em nuvem do Google, o Google Cloud, tem afetado alguns cliientes da gigante de tecnologia nesta terça-feira (8). A falha atinge “um pequeno número de clientes”, embora seja global, de acordo com a página do Google.

Em uma página em que atualiza o status de seus serviçio, o Google admitiu o incidente e afirma que os problemas começaram a partir das 10h07 no horário da costa oeste dos Estados Unidos (15h07 do horário de Brasília). Segundo a página, às 16h41 a equipe de engenharia do Google ainda investigava a causa das falhas.

 

Coincidência ou não, a falha no Cloud ocorre no mesmo período em que plataformas como o Spotify, o Discord e o Nubank apresentaram problemas de acesso. O Google é, ao lado da Amazon, um dos provedores líderes de serviços de computação em nuvem.

A plataforma de streaming de áudio Spotify confirmou ao GLOBO que usa os serviços do Google Cloud. Em nota, disse que “várias outras plataformas experimentaram uma breve interrupção de serviço hoje, começando por volta das 13:15h EST (15:15 no Brasil). A partir das 14:40h EST (16:40 no Brasil) Spotify voltou a funcionar normalmente para a maioria dos usuários.

O Nubank diz que "oscilações" foram indentificadas "por uma parcela de nossos clientes" e que já foram normalizadas.

Os clientes do Google Cloud têm visualizado o erro HTTP 500, que indica problema de comunicação com os servidores.

O problema intermitente atinge serviços como o Traffic Director,  que faz gerenciamento de tráfego de uso empresarial; o Cloud Load Balancing, de balanceamento de carga; e Cloud Networking.

O GLOBO procurou o Google para obter mais informações sobre a pane, mas ainda não obteve resposta.

No site Downdetector, usuários relataram problemas de conexão com servidores em plataformas do Google Cloud e no concorrente Amazon Web Service. Procurada, a Amazon afirma que não houve quaisquer falhas em seus serviços de nuvem.

Veja também

Newsletter