Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

TIM ativa rede 4G em nova frequência

A operadora de telefonia se tornou a primeira do País a operar dentro do espectro de 700 MHz

Para Daniel Moreira, a iniciativa promoverá mais inclusão digitalPara Daniel Moreira, a iniciativa promoverá mais inclusão digital - Foto: Divulgação

Seguindo a liberação da Anatel para as faixas do espectro de 700 MHz que não estão ocupadas por canais analógicos, a Tim é a primeira operadora a ativar sua rede de 4G dentro da nova frequência, no Brasil. Para o diretor de vendas da região Nordeste da tele, Daniel Moreira, o avanço da veiculação de dados sobre a frequência de maior alcance significará inclusão digital para as classes C, D e E, e para populações do interior - muitas das quais sequer têm acesso à banda larga, ainda. A previsão para desativação do sinal analógico na Região Metropolitana do Recife permanece para o dia 26 deste mês.

“Mudança na vida das pessoas”. É como a gerente de Trade Marketing da Tim, Juliana Marcolini, descreve o upgrade do 2G, tecnologia anterior à banda larga, para o 4G. “O 4G é um mundo novo para os clientes que vão fazer a transição. Teremos que explicar como é que usa, como faz para configurar o aparelho. Tem cidades em que só a gente vai estar”, diz. Segundo ela, é de grande importância a implantação de pontos de venda em todas as cidades, para que a população seja mais bem orientada. Planos de comunicação por rádio e carros têm sido pensados, também.

E é no Nordeste que será concentrada a aplicação de recursos. "O espectro dos 700 MHz está liberado, teoricamente, em 1700 cidades. Mais de mil delas estão no Nordeste. Então o Nordeste é que vai receber a maior parte desse investimento em rede, em infraestrutura", explica o gerente de Engenharia e de Redes da empresa, Ageu Guerra.

Nos centros urbanos, onde o uso de pacotes de dados é mais sofisticado, a operadora aposta em parcerias com plataformas de música e redes sociais, para agregar valor a seus serviços. “Dois anos atrás, a gente lançou o Controle Whatsapp. Foi a primeira operadora saindo em parceria com um aplicativo que era enxergado como concorrente.

Isso fez um boom de vendas. Ou seja, o Whatsapp me proporcionou vender mais. Eles são convergentes com meu serviço, não concorrentes”, ponderou o diretor Daniel Moreira. A parceria da Tim com o Deezer, serviço de streaming de músicas, e que é incluído em alguns planos sem consumo do pacote de dados negociado, foi outra aposta para atrair clientes com maior repertório em banda larga. Repaginado o paradigma da concorrência entre operadoras e aplicativos, a discussão da vez, para Moreira, é a remuneração às teles pelo uso dos dados.

Veja também

Newsletter