Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
tarifaço

Vamos buscar abrir outros mercados para commodities, diz Rui Costa sobre taxação dos EUA

Ministro da Casa Civil disse que produtos como petróleo, café e carne podem ser destinados para outros países

Ministro da Casa Civil, Rui Costa falou em abrir novos mercados para commoditiesMinistro da Casa Civil, Rui Costa falou em abrir novos mercados para commodities - Foto: TV Cultura / Reprodução

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse, neste domingo (13), que o governo vai buscar novos mercados para vender as commodities brasileiras, como petróleo, café e carne, em resposta ao tarifaço anunciado pelo governo americano.

— Vários produtos são chamados commodities, são aqueles produtos, padrões, exemplo de petróleo, a exemplo de café, de carne, que facilmente você consegue destinar a outros países. E, segundo, nós vamos buscar abrir outros mercados, de outros países para colocar nossos produtos — disse o ministro durante evento de entrega de habitações do Minha Casa Minha Vida, em Salvador.

Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a taxação de 50% nas vendas de produtos brasileiros aos EUA a partir de 1º de agosto.

O governo brasileiro já anunciou que deve implementar uma taxa de reciprocidade, caso a tarifa americano realmente seja imposta. Segundo Rui Costa, no entanto, outras medidas além de taxas devem ser adotadas.

— Se essa taxa se mantiver, nós vamos aplicar a reciprocidade com várias medidas. Não serão apenas taxas, outras medidas serão adotadas. Nós já começamos a discutir e até o final do mês vamos deixar tudo pronto para caso essa medida seja confirmada, a gente possa agir.

O governo criou um grupo de trabalho com empresários, comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, para discutir qual deve ser a resposta à taxação de Trump.

Neste domingo, o ministro da Casa Civil disse que membros do governo acreditaram que as redes sociais de Donald Trump haviam sido hackeadas, ao verem a notícia da taxação pela primeira vez.

— Quando a gente viu a notícia, os primeiros minutos que a gente viu a notícia, ninguém acreditou. Teve que confirmar com a embaixada se aquilo era verdade ou não. Todo mundo achava que um hacker tinha invadido a conta do presidente da República americano, porque isso nunca aconteceu na história da diplomacia internacional.

O governo tem agora o desafio de elaborar uma reação que evite danos à economia — no momento em que o empresariado pede que a solução seja pela via da negociação — e que, ao mesmo tempo, represente uma resposta política. Trump justificou o tarifaço citando o tratamento dado pelo Judiciário ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a empresas de tecnologia americanas.

Com base nessa estratégia de “reciprocidade calibrada”, no leque de ações em estudo estão o aumento das tarifas de importações de bens comprados dos EUA, a cassação de patentes de medicamentos e a elevação da tributação de bens culturais, como filmes, livros e outros produtos e serviços ligados ao direito autoral.

Veja também

Newsletter